A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

A Cidade e o Sultao


Foi hoje!

Finalmente, ao fim de 2 meses de desencontros e adiamentos, consegui ir ver a exposicao "A Cidade e o Sultao" na Nieuwe Kerk.

A exposicao é (o trabalho que me da acentuar as palavras desgasta-me por completo) sobre a Turquia e sobre a sua influencia e relevancia no plano historico e geografico Europeu. Desde os templos de Constantinopla ate a divisao actual de "competencias" entre Istambul e Ancara, e tudo revisitado. Muito boa!

Ainda por cima, tive a sorte de, por qualquer razao que me escapa, nao ter de pagar bilhete... vi tudo, com calma e tempo, e de graca. Valeu a pena a espera e insistencia...


PS: foto adicionada apos pressoes externas...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

As provas (parte I)

Como sei que a ordem cronologica nao fica por ordem de quem entra, vou inverter os posts para ajudar. E so ler de seguida.

Por ordem...

Perdi-me no caminho (como convem) e andei montada na bicla, debaixo de chuva, com roupa de trabalho, saco de desporto as costas e mapa na mao, a tentar encontrar o camelo do pavilhao...

Um Holandes muitissimo simpatico, viu a minha figura patetica, condoeu-se e levou-me ao pavilhao (sem me chatear, nem fazer perguntas inconvenientes e sem tentar o que quer que fosse), desviando-se do seu proprio caminho.

Cheguei ao pavilhao ensopada e atrasada. Estacionei a bicicleta e entrei.

As provas (parte II)

Depois de entrar no dito pavilhao, procurei a pessoa de contacto (Sonja), apresentei-me e pedi desculpas pelo atraso. Mandaram-me equipar.

Depois de vestida a preceito (menos os tenis de basket que ficaram em Portugal porque nao pensei que lhes fosse dar uso), la fui ter com a Sonja. Disse-me que existem 6 niveis no basket feminino e que por isso ia depender da minha prestacao o eventual nivel. Ate aqui, tudo bem.

1ª surpresa: nao ia fazer provas nenhumas, ia treinar com a equipa - nivel III (o treino todo) e depois logo se via...

2ª surpresa: o treino tinha comecado atrasado e por isso tinha pela frente uma hora e meia de treino!!!!

3ª surpresa: a minha posicao passou a ser extremo, quando sempre joguei a poste... estava a compor-se a desgraca.

Pois muito bem, aqueci, fiz os exercicios todos com a equipa, joguei, lancei (sim SK, lancei com os pes fora do chao, tem mesmo de ser que as tipas sao altas como o caracas!!!), corri (aquilo que os pulmoes permitiram) consegui fazer umas recuperacoezitas e ainda fiz um abafo!!! E aguentei-me o treino todo (se bem que a meio tivemos de passar de defesa individual para zona que eu ja nao me aguentava com aquele ritmo)!!!! Ooops!

As provas (parte III)

No final do treino, chamaram-me e fui informada que ENTREI!!!! Disseram que nao parecia ter estado parada 5 anos, e tal e tal e pronto! Para ja estou no nivel III para entrar no ritmo e porque a epoca esta a acabar, mas a partir de Setembro, se quiser, e se evoluir como esperado, posso treinar com o nivel II e entrar em competicoes!!!!

IUUUUUPPPPPIIIIIIIIII!!!!!!!!

Estou "toda partida", mas muito contente! Amanha e que vao ser elas...
A partir de hoje, a 3ª a noite, tenho basket!!!

Se isto nao e amor a camisola...

Esta a chover a potes,
Tenho o pneu da bicicleta meio vazio,
Nao sei o caminho para o pavilhao,
Vou fazer figura de ursa...

Mas mesmo assim, saindo do trabalho, vou as provas de acesso a equipa!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Forno & Bacalhau

Apos 4 meses de estadia, ja percebo o suficiente de Holandes para conseguir decifrar as instrucoes do forno! E uma evolucao...

Assim, finalmente, e depois de comprar um pirex, consegui fazer comidinha no forno. E experimentar o bacalhau fresco! Eu ADORO bacalhau! Cozido, assado, em posta, desfiado... de qualquer maneira. Mas so conhecia o bacalhau seco e demolhado, nunca tinha comido bacalhau fresco.

Meus amigos, e uma MA-RA-VI-LHA!!!! Acho que amanha vou repetir a dose...

domingo, 25 de fevereiro de 2007

De novo, acompanhada apenas por mim...

E assim a vida em Amesterdao regressa ao seu tipico desenrolar. Jantar para 1, conversas comigo mesma, TV, cinema e leitura... gracas a ajuda, as lides de casa so regressam a meio da semana.

Os pais a caminho de casa, bem mais carregados do que vieram, saudades adiadas... foi bom, muito bom.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Ontem

O sushi foi um sucesso!
O Red Light, claro, tambem... vimos muitas, muitas montras mas nao compramos nada...

Confesso, no entanto, que se pudesse comprar e tornar meus alguns corpos que vi, ficava bem tentada (se pudessem vir sem o historial, claro)...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Logo a noite

Vou levar os meus papis a jantar ao meu restaurante de sushi (nao tenho a certeza, mas acho que nunca experimentaram) e depois vamos passear ao "Red Light District"! Vou-lhes mostrar as montras...

Sera que e melhor regar bem o jantar com sake, ou levo-os la, assim mesmo, sem anestesia nem nada?!?!

Nao e bem uma feiticeira, mas quase

Ah, a sorte de ter os paizinhos de visita...

Ontem sai do trabalho (custa tanto o regresso ao fim de uns dias de estar desligada...) e quando cheguei a casa tinha o jantar feito, roupa passada a ferro e casa aspirada...

Para alem da companhia, ainda tenho direito a mimos e luxos destes! Nao e para qualquer um, nao senhor!

Crise politica

Ontem tomou posse o novo Governo Holandes e, no dia em que tomou posse viu-se de imediato envolvido numa controvérsia devido à presença entre os seus membros de dois secretários de Estado muçulmanos e com dupla nacionalidade.

Ahmed Aboutaleb ocupa-se dos Assuntos Sociais enquanto Nebahat Albayrak segue as questões da imigração. Além do passaporte holandês, o primeiro possui o marroquino, sendo a segunda de origem turca.

A nomeação de Aboutaleb e de Albayrak desencadeou uma tempestade política, com os partidos de direita (na oposição) a criticarem a opção de Balkenende exigindo que este os afaste do Governo ou que os visados renunciem à dupla nacionalidade.

Esta é a primeira vez na História da Holanda que dois muçulmanos chegam a uma posição de relevo na hierarquia governamental do país. No país que assistiu, em Novembro de 2004, ao assassínio do cineasta Theo van Gogh e a uma campanha de ameaças de morte contra Ayaan Hirsi Ali, uma refugiada somali conhecida pelas suas posições críticas sobre o islão, o caso está a assumir proporções de polémica nacional. Tanto mais que os dois secretários de Estado ficam com pastas em que terão de gerir situações envolvendo, em muitos casos, a população imigrante a residir na Holanda.

Mesmo no suposto pais da tolerancia as tensoes raciais se fazem sentir.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Dusselforf

No fim de semana de Carnaval, fui a Dusseldorf com o meu meia-laranja e com os meus pais. Em Dusseldorf festeja-se mesmo a serio, com bebedeiras de caixao a cova, todo o tipo de mascaras e musica (por esta ordem de importancia).


A parte antiga da cidade e muito gira, mas nao tem nenhuma novidade ou caracteristica que a distinga de outras do mesmo genero. O que tem de diferente, sem duvida, e o Reno! Enorme, majestoso, serpenteia pelas duas margens com uma velocidade vertiginosa. Gracas a um caudal acastanhado e baco, projecta uma luz diferente do habitual. Apanhamos 3 dias de nevoeiro, o que ajudou a criar uma uma imagem mais mistica.


Frio, humidade e frio para dar e vender, dentes a bater e maos a querer congelar, houve com fartura. E quilometros palmilhados... muitos. E boa disposicao, algumas compras e optima companhia.

Pode ser preconceito, mas o menos bom de Dusseldorf foram mesmo os Alemaes... nao sei porque, sao um povo com o qual nao simpatizo nem um pouco.

Ainda assim, foi um optimo fim de semana!














































terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Viagens na terra dos outros...

Apos um fim de semana prolongado em Dusseldorf, a vida continua amanha...

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

E porque ja arranjei os cabos da maquina fotografica...











Acidente estranho

Um homem foi atropelado pelo tram mesmo aqui em frente! Parece que estava um cao na linha e ele o tentou tirar do caminho do tram... conseguiu salvar o cao, mas foi atropelado. Foi para o Hospital e, aparentemente, esta gravemente ferido.
Compreendo muito bem o impulso de tentar salvar o cao, mas pode sair-lhe bem caro...

Ja comprei bilhetes!!

Vou ver Chemical Brothers!!

The time has come to... GALVANIZE!

Manifestacao (parte II)

So nao gostei de, a saida do trabalho, ter ouvido:

"Killer, you are a killer!!"
"You have blood on your hands!!!"
"Shame on you!!"

Caramba... eu ate sou boa pessoa...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Manifestacao

Porque a empresa em que trabalho anda em conversacoes de fusao...
Porque a empresa com que potencialmente se vai fundir e americana...
Porque um cliente da empresa americana faz testes dos seus produtos em animais...
Porque alegadamente os animais sao tratados com crueldade...
Esta a haver uma manifestacao aqui a porta por parte de uma associacao protectora dos direitos dos animais!!

Talvez seja um pouco rebuscado e fosse melhor manifestarem-se em frente da tal empresa que faz testes em animais... mas nao posso deixar de compreender e de aplaudir a iniciativa!

E barulho por barulho, a causa sempre e melhor do que a do homem do realejo...

Agenda

Entre este mes e Julho, vem ca:

Pearl Jam,
Red Hot Chilli Peppers,
Chemical Brothers,
Scissor Sisters,
Incubus,
Bob Dylan e
Brasilian Girls.

Mais uma data deles que nao ligo muito como Beyonce, Justin Timberlake, Nelly Furtado e mais uns quantos...

As minha frageis financas nao aguentam...

Hooters

Havia aqui ao pe do trabalho um cafe bastante conhecido, chamado Hooters, em que as empregadas serviam as mesas de patins e com uns micro-calcoes muito chamativos. Nunca la entrei, mas da rua era facil avista-las e, por vezes, juntavam-se pequenas multidoes a volta do cafe a espreitar la para dentro.

Ha uns tempos, reparei que estava fechado e pensei que estaria em remodelacoes, mas vim a descobrir que a Camara Municipal ca do sitio revogou a licenca de exploracao do bar alegando que nao queria um bar tao "sexualmente" conotado na avenida principal da cidade. Segundo ouvi, o bar sera instalado mais perto da zona do "red light" district...

Com que entao, censura...

Ninguem tem uma para a troca?


Uma destas e que me dava jeito... um esfregar de nariz e ja estava! A pilha de roupa por passar aparecia prontinha a usar no roupeiro!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Se forem ao cinema

E a senhora da bilheteira sorrir e disser "Hello again!", sera que isso significa que la andam batidos muitas vezes?!

Fui ver o filme "Miss Potter" e achei-o muito querido. Eu sei que e um adjectivo estranho, mas e assim mesmo, achei o filme querido!

Bem, nao se riu

Mas tambem nao me resolveu o problema!

Estou mesmo a ver que ainda marco uma consulta em Lisboa no meu "amigo" e fica o problema tratado!

Medico

Ha uns tempos, o filho de um colega esteve doente e com febre e, ao fim de 3 dias com ele a queixar-se que a febre nao baixava e que ninguem descansava em casa, perguntei, obviamente, porque e que nao o levavam ao medico.

Resposta naturalissima, disse-me que tinham ligado para a medica e que esta lhes tinha dito que, enquanto o filho fosse bebendo agua, nao havia razao para se preocuparem.... E eles aceitaram sem mais. Perante o meu ar surpreendido disse-me que, se durante o fim de semana o filho nao ficasse melhor, entao iam ao medico na 2a feira seguinte (quando ele ja estivesse doente ha uma semana)...

Obviamente, se fosse meu filho, e segundo os nossos padroes de normalidade, ao fim do primeiro dia ja estava a ir ao medico, mas ca eles tem uma relacao muito especial com os medicos. So la vao quando tem mesmo de ser! Check up?! Para que?! Especialistas?! So se tiver mesmo de ser...

Isto tudo para dizer que vou hoje ao medico interno aqui do trabalho por causa de um sinal que me da a impressao de estar a crescer... sera que se vai rir na minha cara?!?!?

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

E assim se tem (mais uma) confirmacao...

que o nivel de vida ca e muito mais alto que o nosso...

Em discussao com colegas de trabalho, que nao tem funcoes de chefia, e portanto, ganham razoavelmente para os padroes locais, mas nada de extraordinario, descobri que, por regra, uma familia (de 3 ou 4 pessoas) gasta, em media, nas ferias de Verao (2 semanas), entre 4.000 e 5.000 euros... e e o normal! E nao os faz ficar a comer pao e agua o resto do ano...

Sera que sou eu que sou muito forreta ou low budget nas minhas ferias ou isto e uma loucura?!?! O maximo que eu gastei em ferias foram 1200 euros e porque fui para Cuba! De resto, tento sempre manter-me abaixo do patamar psicologico dos 800 euros... E porque nao tenho filhos, porque se tivesse, nem pensar que tinha dinheiro para multiplicar este valor pelo numero de cabecas...

5000 euros numas ferias... estes numeros, ditos assim com tanta casualidade, e que me fazem ficar a precisar de ferias.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Little Children

Fabulosas interpretacoes, historia credivel com fim duramente realista.
A ver, alias, a nao perder!

E porque ja passa da meia-noite...

JA VOTOU?!?!?!?!

Se nao, largue o computador e va votar!

Se ja votou, muito bem, pode passear por aqui a vontade!

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Blood diamond

NAo me interessa nada o que os criticos dizem. Eu gostei muito do filme. E todos os actores fazem um belo papel....
Vale bem a pena o preco do bilhete.

Pursuit of happiness

Fui ontem ver, gostei.
Nao achei fantastico, nao achei lamechas. Bem filmado. O Will Smith esta bem, mas nao para Oscar... vamos ver no proximo Domingo se o leva para casa ou nao!

Update (esta-me ca a dar uma vontade)

O Sushi e o sashimi estavam MA-RA-VI-LHO-SOS!!!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Esta-me ca a dar uma vontade...


De comer sushi que acho que vai ter mesmo de ser... ha um restaurantezinho muito bom e baratucho ali para os lados da Muntplein... acho que, para alem do cinema, vou la dar um pulinho!

Passadeiras

Dado que agora moro a 20 mns a pe do trabalho, ando a confirmar umas suspeitas de algum tempo. A malta de ca, definitivamente, nao sabe o que sao passadeiras. Ou melhor, talvez ate saibam, mas ignoram descaradamente a sua existencia.

Tenho para mim que deve ser uma especie de pequenina vendetta mal direccionada contra os ciclistas. Uma vez que os ciclistas tem prioridade sobre os carros, estes, pelo menos, querem ter prioridade sobre os peoes. Como os peoes andam no passeio e os carros na estrada (elementar?!), so na passadeira e que ocorre o verdadeiro tira-teimas. Os carros vencem largamente, ate porque nenhum peao com dois dedos de testa tenta competir com um carro... quem fica com as pernas partidas ja se sabe quem e!

E assim, nem o meu truque que costumava funcionar (o de dar um passo em frente como se fosse mesmo atravessar para convencer o condutor do carro a parar) aqui resulta. Dou um passo, dou o segundo e felizmente decido sempre nunca dar o terceiro, senao ja tinha sido passada a ferro umas poucas vezes... as poucas vezes que, de facto, param, lancam olhares que nao tem outro significado que nao o de: "Nao podias ter passado um bocadinho mais cedo/mais tarde?!?" Peco desculpa...

Excepcao honrosa seja feita aos condutores dos electricos e dos autocarros. Esses param quase sempre.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Problemas de sapatos

Em Portugal, estou sempre safa nos saldos na compra de sapatos... Dado que tenho um pezinho de princesa (40/41), ha sempre sapatos ou botas desse numero disponiveis. Desaparecem os numeros 36 ao 39, mas os meus ha sempre!

Aqui, descobri que a historia e bem diferente. As mulheres de ca sao todas gigantes e com pe grande, pelo que nas lojas agora so se vem sapatos e botas entre o 37 e o 39... esta mal!!! 40/41/42 e 43 nem cheira-los! Desapareceu tudo

Mas claro, eu tive sorte (como sempre) e umas botas que eu tinha visto e gostado, mas que custavam uma pequena fortuna (pelo menos, para mim, 150 euros e um escandalo de dinheiro), estavam em saldos e ainda havia o meu numero. Assim, ja tenho novamente botas operacionais! Problema resolvido! E estas sao cozidas, nao coladas!

As Fotos







Peco desculpa, as fotos nao estao brilhantes... mas faz-se o que se pode! Estava a cair com tanta rapidez que ate parece chuva, mas nao era.
Ja da para ficar com uma pequenina ideia...






quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Os dias

Estao a ficar claramente mais longos!
Entre antes do Natal e hoje, ha uma diferenca de 1 hora em relacao ao por-do-sol!!!
E para quem nao sabe, aqui, no Verao, o anoitecer so acontece por volta das 23h... que maravilha!

Botas

Comprei umas botas em Outubro especialmente para trazer comigo. Forradinhas a pelo por dentro, com ar extremamente quentinho, achei que seriam ideais para o tempo de ca. Esqueci-me, no entanto, de verificar um pormenorzinho de pequena importancia... se eram cozidas ou coladas.... e que aqui, a cola nao perdoa!! Apos 3 meses, em correctissimo Holandes, as botas estao "KAPOT"!!!!! Descolaram todas e nao tem arranjo!!!

Claro que decidiram exalar o seu ultimo suspiro numa altura menos que ideal (a caminho do emprego), ficando a imagem fiel da "bota botilde", com a boca escancarada a gozar a dona!

Fui a arrastar a bota descolada para o emprego e felizmente, como tenho sapatos "de trabalho" no escritorio a coisa podia ter corrido bem pior!

Por outro lado, dado que estamos ainda na epoca de saldos... pode ser que isto ate seja algo positivo... vi umas botas bem giras ha uns tempos... huummmm.... to be continued...

Esta a nevar brutalmente!!!!

E e um espectaculo digno de se ver!!!!!!
Finalmente!!!!!!
Lindo, lindo!!!

O canalizador (a sequela)

As sete da manha em ponto, tocou a campainha... e confirmou que tenho uma infiltracao. Andar a queixar-me ha dois meses nao era o suficiente para acreditarem, aparentemente...

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

O canalizador...

Pediu desculpas por nao ter aparecido (chegou 15 mns tarde e eu ja tinha saido) e, para assegurar que nao voltava a acontecer, combinou amanha as 7 da manha!!!!!
O senhores, tenham do de mim... 7 da manha?!?!

porque as mulheres tambem se conquistam pelo estomago

Depois de um fantastico Cozido a Portuguesa, uma carne assada no forno com castanhas e peixinho grelhado... regresso de barriga feliz...

Flagrantes da vida real (parte II)

Se estivessem no metro com colegas de trabalho, entrasse de repente um grupo barulhento, sujo e a beberem vinho da garrafa, se os colegas comentassem o seu mau ar e perguntassem que lingua estranha seria aquela, voces respondiam que era portugues?!

Eu nao...

Flagrantes da vida real

Irem com um Holandes a um cafe em Paris, pedirem um cafe cada e olharem, divertidos, para o ar horrorizado do Holandes a tentar beber o belo do espresso... enquanto pensam... ahhh, ha que seculos que nao bebia um cafe a serio!

Mas enfim, eles gostam de sopa de mostarda!! No comments!

Questao

Porque sera que os Portugueses tem a mania de bater palmas quando o aviao aterra?! Sera que mais algum povo faz o mesmo?!

Questao delicada

Se a pessoa ao vosso lado num aviao comecar a meio da viagem a ressonar alto e em bom som... o que fazer?!

O regresso

Chegar a casa cansada e tarde e dormir poucas horas...
Acordar mais cedo do que o normal porque o canalizador vinha as 7.30h da manha ver a pseudo-infiltracao no duche...
Sair de casa a pensar que mais valia ter ficado a descansar porque o canalizador nao veio...
Chegar ao trabalho e ter dezenas de emails em atraso para ler...

Suspirei e pensei... coragem!

E, nesse momento, comeca a nevar... uma neve perfeitinha, que deixa o ceu e o chao brancos, que tudo cobre a sua passagem, impoe-se a paisagem, traz um silencioso majestoso.

Como nao esta muito frio, a neve derreteu depressa e nao deixou marcas da sua passagem, como se de um sonho se tivesse tratado.

O dia melhorou grandemente.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

E porque vou hoje para Portugal...

Este blog entra em auto-gestao ate 3a feira!

Ate la, a vida em Amesterdao continua sem mim...