A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Crise politica

Ontem tomou posse o novo Governo Holandes e, no dia em que tomou posse viu-se de imediato envolvido numa controvérsia devido à presença entre os seus membros de dois secretários de Estado muçulmanos e com dupla nacionalidade.

Ahmed Aboutaleb ocupa-se dos Assuntos Sociais enquanto Nebahat Albayrak segue as questões da imigração. Além do passaporte holandês, o primeiro possui o marroquino, sendo a segunda de origem turca.

A nomeação de Aboutaleb e de Albayrak desencadeou uma tempestade política, com os partidos de direita (na oposição) a criticarem a opção de Balkenende exigindo que este os afaste do Governo ou que os visados renunciem à dupla nacionalidade.

Esta é a primeira vez na História da Holanda que dois muçulmanos chegam a uma posição de relevo na hierarquia governamental do país. No país que assistiu, em Novembro de 2004, ao assassínio do cineasta Theo van Gogh e a uma campanha de ameaças de morte contra Ayaan Hirsi Ali, uma refugiada somali conhecida pelas suas posições críticas sobre o islão, o caso está a assumir proporções de polémica nacional. Tanto mais que os dois secretários de Estado ficam com pastas em que terão de gerir situações envolvendo, em muitos casos, a população imigrante a residir na Holanda.

Mesmo no suposto pais da tolerancia as tensoes raciais se fazem sentir.

1 comentário:

Anónimo disse...

São casos assim que podem incendiar uma guerra civil a qualquer momento.