A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Foam

Fui até lá, aliciada pelo M. e C.

3 pisos, 3 exposicoes. Gostei verdadeiramente de uma delas: Jim Goldberg – Open See em exibicao de 1 de Outubro a 21 de Novembro de 2010.


Goldberg explora os complexos problemas sociais nos quais os textos sao parte integrante da foto. 'Open See' estabelece as experiências das pessoas cujos actos de guerra e de graves problemas sociais e económicos fizeram deixar a pátria devastada na esperança de uma vida melhor para si na Europa. Estes "novos europeus", originários da África, Ásia, Europa Oriental e Oriente Médio, fogem de mundos pejados de violência e crueldade enquanto procurarm preservar o sonho de um futuro melhor.

Goldberg traz muitos aspectos desta história complexa em imagens através de diversos meios, tais como Polaroids, vídeos, agendas, objectos e fotografias de formato médio e grande dimensao. Muitas fotos são descritas, coloridas ou arranhadas pelo sujeito. Nem sempre fáceis de encontrar nas imagens, há textos poderosíssimos. Nem todos sao de leitura possível (os em Russo escaparam-me por completo...) As imagens e as palavras são tão íntimas como a história emocionante sobre a vida das pessoas mostradas.
A nao perder a quem andar por perto!

Sem comentários: