A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cuscos

Os Holandeses são muito cuscos... embora haja aquela ideia de que nao é o caso, que os Holandeses seguem o lema "vive e deixa viver" e que não se querem meter na vida de ninguém, a verdade nao é bem essa. Fazem-no com boas intencões, mas não deixam de o fazer...

Querem sempre saber os planos de fim-de-semana. Querem sempre saber onde comprámos (o que quer que seja) e quanto custou. Querem saber o que vamos jantar logo a noite. Querem saber se e quando vamos de férias. Querem saber o que vamos fazer se à hora de almoco não vamos almocar com eles. Querem saber tudo.

Confesso que lido bem com isso, respondo ao que quero, quando não quero partilhar digo que não vou dizer e ponto final, também respeitam os limites que impomos, sem problema... mas a mania que me irrita (e muito) é a de inspeccionarem o meu tabuleiro com o almoco! Enquanto que a maioria dos meus colegas almoca umas fatias de pão tipo panrico com queijo, croquetes ou pepitas de acucar ou chocolate (true), eu como por regra 2 dos 4 elementos que se seguem: sopa e/ou salada e/ou prato quente e/ou fruta. Há já 4 anos. Mas continua a suscitar tanto interesse quanto na primeira semana! Irra!!! E claro que a seguir perguntam o que vou jantar, depois de um almoco tão pesado...

Eu não comento a absurdidade de ver adultos (alguns com perto de 60 anos) comer 4 fatias de panrico com manteiga e acucar colorido com faca e garfo dia sim-dia não, por isso "deslarguem-me"!!!

8 comentários:

Rubi disse...

Cuscas. E depois nos e' que somos coscuvilheiros... Sinto o mesmo em relacao aos ingleses, so' que a maioria das vezes digo 'nothing planned' 'have no idea'...LOL Ate' parece que salada e sopa e' pesado...

JustAnother disse...

Apre que sao chatinhos todos os dias! Hoje almocei um mini-prato de caril de galinha com beringelas e tofu. Foi uma escandaleira!! Onde é que eu ponho tanta comida e tal e coiso... argh!

I. disse...

Desculpa lá, mas o almoço deles é que não cabe na cabeça de ninguém! É hiper calórico e hiper desiquilibrado, bolas. E se lessem umas cenas sobre nutricionismo, antes de botarem faladura?

6th nonsense disse...

Estamos perante uma diferença cultural enorme, sem dúvida. Dava-me um treco se almoçasse sandes todos os dias, mas para muita gente é normal...

Daniel Teixeira disse...

"Do you have two warm meals every day?!!!!That is not healthy"

Eu sinceramente j'a nem sei o que lhes diga...

Andorinha disse...

Eu respondo-lhes: I'm a small person with a lot of capacity. I still don't understand how you get so big on that. It's the milk!
E eles riem e eu encolho os ombros.
Se puxam mto por mim, levam logo com 3 horas de descrição do quão maravilhosos são os pratos Portugueses e o meu País e mimimi, e assim q vêm o assunto do costume a vir (sem falar de namorados, casa, locais onde vou/fui - sou mto boa a encher chouriços graças a Deus), mudam logo de vítima! :D

JustAnother disse...

I.
Esse argumento nao pega. Eles estao convencidos que duas refeicoes quentes é mau para a saude, ponto final. Pepitas de acucar = hidratos + pao = hidratos é que é bom. Isso ou o peixe frito com batata frita à 6a feira.


Kitty
Tal e qual. Eu nos primeiros tempos até me agoniava de ver os almocos deles. Mas é uma educacao e habitos alimentares diferentes, nada mais.

Daniel disse...
Bingo, é mesmo isso!

Andorinha,
Estou familiarizada com a tua capacidade de encher chouricos, lol! Imagino que os canses de propósito uma vez e pronto, nao precisas de o voltar a fazer! ;-)

AEnima disse...

ihihih... tenho saudades de ter cantina no local de trabalho... aqui nada... a malta vai comprar umas sandes e desamerda-se assim, a comer em 5 min em frente 'a secretaria... tb nada healthy.

E sabes que tb estou a descobrir essa veia cusca nos Ingleses? Sim! Tao reservados tao reservados... mas na sexta o assunto e': planos para o fds (e quase que nos chamam losers se nao temos) e na segunda discutem como correram os planos. Se aparecemos com algo novo e mais flashy tb elogiam bues e perguntam onde compramos e se eh barato (sao forretas os gajos)...

Mas verdade seja dita, respeitam bue os limites... e se nao falarmos com ninguem, tb ng fala connosco e nao nos pergunta nada!