De vez em quando recebo emails de pessoas que vem passar uns dias a Amesterdao pedindo dicas... decidi simplificar e postar umas indicacoes básicas mas que podem ajudar quem cá vem.
1 - Quando vir?Dezembro, Janeiro e Fevereiro sao muito frios. Menos possibilidades de chuva mas mais possibilidades de neve. Temperaturas entre os 5 e os -10 sao possíveis. Eu gosto muito desta altura do ano, embora os dias escuros e curtos nao sejam fáceis. Gosto quando neva, gosto quando está um céu azul e um frio cortante.
Marco a Maio: Temperaturas mais amenas, as árvores voltam a ter vida, chove muito mais nesta época. É a altura do Queens' Day, em que a cidade se transforma e a época do Keukenhof, a maior exposicao de flores da Holanda.
Junho a Setembro: dias enormes, longos e esplanadas cheias de gente. Dias muito bons (25 graus) alternam com dias mais frescos e chove com muito mais frequencia do que em Portugal no Verao. A minhaépoca preferida em Amesterdao.
Outubro e Novembro: Já faz frio, os dias sao curtinhos (anoitece antes das 17h) mas ainda se consegue andar bem na rua. Tipicamente também é uma época dada a chuva.
2 - Museus:Rijksmuseum a nao perder (principalmente com a visita "audio"artística), Idem para o Van Gogh e para a Rembrandthuis (casa do Rembrandt - casa-museu). Para quem gosta de fotografia, o Foam.
A casa da Anne Frank tem sempre filas monstras. Eu acho que nao compensa a espera, mas é um marco da cidade.
3- Feiras/mercados.
O Albert Cuijpmarkt vale a pena ver, enorme e cheio de mix de pessoas.
O Bloommarkt (
aka floating flower market) é altamente turistico, as flores sao caras e não tem muita variedade. Posto isto é central e vale a pena a espreitadela.
O Noordenmarkt tambem é giro, inclui um mercado biologico e minimini mini feira da ladra.
4 - Sítios emblemáticos.
Os canais. Prinsengracht / Herengracht /Keijzergracht / Singel. Basta andar a passear "à parva" e deixar os sentidos serem invadidos... O melhor da cidade e mesmo andar sem destino, mas o Jordaan nao se pode perder, a zona do rio Amstel, o Vondelpark, a zona das casas a volta dos museus (Museumplein), o Red Light District (para quem tiver curiosidade sobre as meninas em montras), e claro, a Rembrandtplein e Leidsplein (bares e discos).
Se vierem no Verao, podem passear no westerpark e visitar as lojas mais ou menos alternativas no westergasfabriek.
http://www.westergasfabriek.nl/whats-on/plattegrond.
5 - Barco:
Há imensos Rondvaaten (barcos que fazem uma volta guiada pela cidade). Custam cerca de 8 euros 1 hora e eu acho interessante que vale a pena.
A Canal Bus, em frente à Centraal Station vende passe para barco. Não é barato, mas vale bem a pena, para além de que é um meio de transporte bem giro (passam junto de todas as atracções). Têm 4 percursos.
6 - Restaurantes / cafés:Aconselho umalmoco na
Place Mangerie (na Kalverstraat - a rua das lojas) pelo conceito e variedade; almoco ou jantar na
Pancake Bakerij daPrinsengracht, os hamburguers do
Burger Meester, almoco no Vennington (os melhores batidos e optimas club sandwich). a
De Bakkerswinke ltambem tem um conceito giro. Tudo isto sao opcoes baratas / medianas. Restaurantes simpaticos e em que nao fiquem depenados ao jantar e mais complicado. Aconselho o
Vlamming, ao lado da
Pankake Bakerij, o
Van Puffelen, na Prinsengracht, o
Gare deL'Est, mais fora do centro, mas bom. O
Wagamamma na Leidsplein.
Para grupos a jantar num ambiente giro mais ou menos em conta é no cafe amsterdam, uma antiga central termica (as maquinas e turbinas estao conservadas) e um dos poucos restaurantes da cidade onde a cozinha fecha as 11.
Para comer a melhor tarde de maca de Amesterdao, na Lindengracht, há o cafe
Thijssen.
7 - Coisas a experimentar:
As stroopwafel artesanais. Pode-se comprar no AlbertCuijpmarkt ou no Noordernmarkt. Quentinhas e boas, feitas na hora. Para levar para casa, há opcoes mais em conta no supermercado... nao sao a mesma coisa, mas sao boas na mesma.
Queijos. Ha imensas lojas de queijo... uma especialidade é o queijo fumado. Mas tudo depende do gosto pessoal. Garantidamente há oferta para todos os palatos!
O arenque cru com pickles... nao e para todos, mas em Roma... podem experimentar!
As drogas leves... não vou fazer apologia das mesmas, mas não as incluir também não faz sentido. Há coffee shops pela cidade toda com todo o tipo de oferta.
8 - Seguranca:
O centro de Amesterdão é extremamente seguro. A pé ou de bicicleta pode-se circular a qualquer hora. Obviamente há que ter os olhos abertos ao ambiente, mas na minha opinião é uma das cidades mais seguras que conheco.
9 - Estadia:
A hotelaria em Amesterdão é cara, na generalidade. Sei que há oferta para todas as carteiras, mas deconheco a qualidade...
Nao conheco muitos hotéis porque moro por cá, mas se alguém já experimentou poisos e quiser deixar sugestoes nos comentários, eu agradeco...
Parece que os NH e o Ibis da Centraal Station sao ambos bons, segundo os comentários.
10 - A língua:
Em Amesterdao nao é preciso falar mais nada que nao o Ingles. Nos cafés, lojas e restaurantes toda a gente é fluente e o Ingles é a segunda língua da cidade. Pedir indicacoes nas ruas também nao é problema. De todo. Muito, muito fácil.
Se quiserem aprender umas palavras básicas em holandes como simpatia o esforco é bem aceite e reconhecido, mas nao é necessário.
E para já é isto, mais assuntos a abordar ou questoes, é nos comentários.