A vida em Amesterdao

Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mini road trip

Depois de Paris, e porque:

a) Estava um frio de rachar para andar de um lado para o outro, e

b) Tinhamos carro a disposicao, o que nunca acontece quando vamos a Paris...

Decidimos fazer uma especie de mini road-trip, com paragem em Versailles, Chartres e Calais, antes de regressarmos a casa.

Versailles e absolutamente maravilhoso. Ja la tinha estado ha uns 10 anos (ou mais) e voltei a adorar. Desta vez nao fiz o interior porque estava cheio de gente e uma fila monstra e o sol ja nao ia durar muito tempo, de modo que andamos a explorar os jardins e a discutir a vida do Luis XIV e da Marie-Antoinette, desterrada num sitio lindo, mas desterrada.

Ainda demos umas voltinhas pela cidade e tudo e bonito e arranjado, claramente e uma zona de malta muito muito rica. E as vilas a volta sao um encanto para se passear.

Depois de Versailles, fomos ate Chartres, onde chegamos ja de noite... e isso significa que as minhas poucas fotos ficaram miseraveis.... hei-de receber umas optimas da nossa parceira de viagem, mas para ja publico esta da Wikipedia.

O marco mais importante de Chartres e a sua catedral, que faz parte do patrimonio da Unesco. A sua construcao comecou em 1145 e terminou em 1232. Absolutamente esmagadora (tem mais de 1000 metros quadrados), impoe-se sobre toda a cidade e vales circundantes. A vila em si tem muito charme, ruas estreitas e torcidas cheias de casinhas e comercio. Fica a cerca de 1 hora de Paris e merece bem a visita.

A ultima paragem do periplo foi em Calais.

Calais está localizada no estreito de Dover, no ponto mais estreito do Canal da Mancha (apenas 34 km de largura) e e a cidade francesa mais próxima da Inglaterra.

A parte velha da cidade, Calais-Nord, está situada em uma ilha artificial rodeada por canais e portos. A parte moderna da cidade, St-Pierre, fica na parte sul e sudeste da cidade. Infelizmente, e uma cidade em geral triste e feia... a zona do cais de embarque para os ferrys esta rodeada de predios com um aspecto muito deprimente. A praia esta mal aproveitada e a zona costeira parece Albufeira. Fiquei muito triste.

Tenho ha anos a pancada de ir a Inglaterra e partir de ferry de Calais. E ver os montes brancos de Dover a chegada. Assim ja nao me apetece tanto.... acho que vou ter de partir de Dunkerque.
Esta era a praca gira de Calais.

E depois de Calais, zarpamos de volta a Amesterdao. Ainda tive a tentacao de ir espreitar Dunkerque, pelo papel tao importante que desempenhou na 2a Guerra Mundial, mas o tempo ja escasseava... pelo que seguimos para a Belgica e depois, home sweet home!

E assim se comecou 2010! Not bad at all!