A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

India (I) - The International Kite festival (Ahmedabad)

Nem sei o que escrever. Olho para o teclado e faltam-me as palavras. A India é toda ela um paradoxo, a tese e antítese de si mesma.
Colorida e cinzenta, Feliz e deprimente, Rica e Pobre.

A minha viagem levou-me apenas a Ahmedabad, a cidade principal da regiao do Gujarat. Tive uma pequena escala em Delhi, mas nem sequer saí do aeroporto.
Em Ahmedabad, passei grande parte dos dias fechada no campus a ter aulas. Tivémos duas meias tardes livres para disfrutarmos. Um dos dias coincidiu com o Ahmedabad International Kite Festival, que é uma dos acontecimentos anuais mais importantes da cidade. Celebra-se no dia 14 de Janeiro, que também é feriado (Makar Sankranti) e coincide com a data de mudanca de trópico. O vento muda de direccao a volta desta data e a sua intensidade torna-se claramente perceptível. Perfeito para os papagaios de papel.
Na véspera estivémos num terraco de um café e partilhei dos momentos mais especiais de toda a viagem. Éramos apenas 4 pessoas, com 3 empregados do café, a tentar lancar papagaios e a juntar-nos a um céu pintado de todas as cores. O entardecer com a sua luz rosa e os milhares de pontos coloridos tornaram aquela hora das melhores de 2010 (e ainda agora o ano comecou).
Com a permissao dos donos, subimos para o telhado da casa e juntámo-nos aos locais que lá estavam a lancar papagaios.
No dia 14 a cidade fica irreconhecível. Milhares de papagaios nos céus, de todas as cores e feitios, durante todo o dia. É impossível descrever a alegria palpável no ar, nos sorrisos, na amabilidade com que se ofereceram para por os nossos papagaios a voar e sempre que os mesmos corriam riscos de cair, os voltavam a por lá no alto. Até serem cortados por outros papagaios e tudo recomecar.
A luta pelo lugar mais alto no céu é feroz e a guita que segura os papagaios é embebida em cola e pó de vidro para poder cortar as guitas dos outros papagaios. É uma competicao séria, mas descontraída.
E passámos a tarde com pessoas com quem mal conseguíamos comunicar, partilhando papagaios e sorrisos. Um dia maravilhoso.
Como nao podia deixar de ser, fui completamente transportada para a cena do "Kite Runner" em que a amizade se transforma no mesmo momento em que a glória infantil é obtida. E a descricao do concurso que é feita no livro, se alguma coisa, peca por defeito. Nao há fotografias que consigam captar a beleza de um céu como o vi.

1 comentário:

Thessa disse...

Achei o filme tão especial, que só por tê-lo visto consigo visualizar o que viveste. Deve ter sido mesmo muito especial :)