A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eu a KLM (Parte I)

Sai do trabalho as 15h quando so tinha voo as 21h. Para quem me conhece, sabe que eu chego sempre em cima da hora ao aeroporto. No entanto, tendo em conta que estava a ocorrer o maior nevão a que ja assisti em Amesterdão, queria garantir que conseguia chegar ao aeroporto e partir.

As 16h estava prontinha para sair para o aeroporto mas com tantos avisos de cancelamento, decidi ligar para a KLM para saber se o meu voo (relembro, as 20h50m) tinha sido cancelado.

Esta foi chamada n º 1, por volta das 16h30. Eles disseram-me que sim, todos os voos tinham sido cancelados, incluindo o meu. Disseram-me que nao valia a pena ir para o aeroporto porque estava um caos e propuseram-me remarcar o voo para assim que possivel. A primeira vaga era para um voo da Air France para Domingo com escala em Paris. Aceitei.

Passado um bocado, lembrei-me de uma amiga que ia apanhar o mesmo voo e decidi avisa-la do cancelamento. Ela disse-nos que achava que havia voos a partir mas decidiu confiar e nao ir para o aeroporto também.

Decididos a tirar teimas, liguei para a KLM novamente. Este foi o telefonema nr. 2, pelas 18h. Voltaram a confirmar que todos os voos estavam cancelados até as 12h00 de amanhã.

Voltei a ligar para a nossa amiga para confirmar e ... ela disse-nos que outros amigos nossos estavam no aeroporto a espera e que o vôo não fora cancelado.

Ja a passar-me, liguei para a KLM novamente. Esta foi a chamada nr. 3, por volta das 19h30. Atendeu um rapaz que começou por dizer que, sim, todos os voos haviam sido cancelados. Tendo eu explicado que havia informações contraditórias e insistido no pedido de confirmação ele disse-nos que... surpresa, o vôo não fora cancelado! Disse-nos que poderíamos tentar ainda apanhar o voo (nisto já eram 19h45). Com medo de já não chegarmos a tempo e perdermos os bilhetes, decidimos não arriscar, Entretanto o tipo da KLM, sem nos dizer nada, tinha cancelado a nossa reserva para domingo! Quando voltou a tentar reservar, claro que não havia lugares e só conseguia marcar voo para 2a feira!!!! E com escala por um sitio qualquer esquisito. Completamente calma, pedi para falar com o seu superior hierárquico. A resposta: não, não pode falar com mais ninguém e se você não está feliz com o meu atendimento, vou terminar a conversa e ... Desligou-me o telefone na cara!!

Tentando ao máximo manter-me calma perante a realidade de ter bilhetes para um voo a que não ia chegar a tempo e não ter alternativas a vista, liguei novamente para a KLM (chamada nr. 4). Com muita calma, expliquei tudo ... uma e outra vez ... e a senhora finalmente reservou lugares para um voo directo da TAP no Domingo!!! Isto depois do outro nos ter dito que não havia mais nada. Se conseguir partir, nunca mais digo mal da TAP....

No final disto tudo, liguei para a minha amiga e ela disse-me que estava num táxi a caminho de Schipol e que ia tentar apanhar o avião.

Resultado final? O voo que tinha sido cancelado mas que afinal não tinha sido cancelado.... foi cancelado. Depois de deixarem as pessoas fazerem o check-in e de as chamarem para a porta de embarque, cancelaram o voo pelas 20.30h, 20 minutos antes da hora de partida. Os nossos amigos que estavam no aeroporto desde as 11.30h da manha voltaram para casa. A nossa amiga que ainda tentou apanhar o avião voltou para casa. Vao tentar apanhar o voo amanha das 12.30h... se também for cancelado, não sei como vai ser.

Conclusão?! Organização, zero. Serviço ao cliente, zero. Neve, dois.

8 comentários:

Bruno BaKano disse...

E eu todo chateado ontem porque fui apanhado no meio da confusão sem saber como ir para a minha nova casa porque até os taxis não queriam andar!

De qq forma te garanto que se estivesses a contar esta história e fosse em Portugal e/ou da TAP haveria gente que diria "Só mesmo em Portugal" :-)

Mas a resposta e comportamento do gajo do telefonema n° 3 é qq coisa de extraordinário

I. disse...

Muito, muito boa sorte! É que hoje, nas notícias da tsf, diziam que Frankfurt, Orly e Londres continuavam fechados, espero que Schipol já esteja a "despachar".

Bom regresso, boas festas :)

6th nonsense disse...

OMG. Tenho viagem marcada para dia 29, um voo directo da TAP, Porto-Amesterdão. O que será que me vai acontecer?

Goldfish disse...

A minha última experiência com o atendimento ao cliente da KLM foi desse género, só que por causa da minha cadela. Só embarquei com cunha (a 2 dias de viajar a cadela tinha de ir fosse como fosse) para 1 ano depois vir a descobrir que nem sempre pesam os cães e que pelo menos uma pessoa tira o cão da caixa para o pesarem... Boa sorte, espero é que consigas vir e sem mais stresses.

A. disse...

Eu tive sorte. Estava cheia de medo com o nevao de sexta e corte de comboios e aviões. No sábado não estava a nevar, e resolvi ir bem cedo, para não arriscar que entretanto começasse a nevar e ficasse tudo um caos e parassem os comboios outra vez. cheguei ao aeroporto pelas 17h para o voo das 20h50 com o check in feito. não imaginas o caos só para o drop off: por causa dos cancelamentos anteriores, filas montras, uma confusão, hora e tal so para deixar a mala.
depois, pronto, foi esperar, mesmo assim o atraso foi so 40 min, não me posso queixar.
espero que entretanto tenham chegado. beijinhos

Anónimo disse...

eu vou para Amesterdão dia 31 e espero que o tempo não pregue nenhuma partida desagradável...

gostei da ultima frase: "Conclusão?! Organização, zero. Serviço ao cliente, zero. Neve, dois."

Anónimo disse...

Olá, adorei encontrar o seu blog, cheio de peripécias e interessante informação acerca de Amesterdão.
Estive ai em Agosto e achei um clima fresquinho, nem imagino com o será no verão.
Adorei as suas fotografias e a forma como relata as suas experiências nessa cidade fantástica.
Parabéns pelo blog e partilha da sua experiência, seguirei atentamente o seu blog.
Boas Férias de Natal em Portugal.
Atentamente,
Isabel Abreu

Anónimo disse...

Desculpe, na mensagem anterior quis dizer "nem imagino como será no Inverno".
O Natal tem destas coisas...sono trocado juntamente com o pensamento e o teclado...