A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Seguros de saude

Na Holanda, ao contrario de Portugal, o Estado nao se ocupa da gestao diaria do sistema de saude. A rede publica existe, mas todos os residentes (salvo algumas excepcoes) tem de ter um seguro privado de saude. Ha um nivel minimo de cobertura obrigatoria que todas tem de oferecer e depois ha os extras (dentistas, fisioterapias, internamentos, obstetricia...)

Desde que para efeitos fiscais se seja considerado residente ou que se pague IRS ca, o seguro e obrigatorio. A consequencia de nao se ter tal seguro e o pagamento de uma multa. Nao sei de quanto e nao sei como e "eles" descobrem que nao se tem seguro. Farao cruzamento de dados? Acho possivel...

Segundo li em alguns sites, o valor do pacote basico ronda os 95 euros por mes, que e determinado pelo Ministerio da Saude. Onde o valor do premio vai variar sao nas contratacoes adicionais de servicos, no valor da franquia e em caso de nao-utilizacao do seguro.

Para alem deste seguro, ainda e retirado do salario (a taxa de 6.5% ate aos €30,000 anuais; 4.4% para trabalhadores por conta propria) um montante adicional para a manutencao da rede publica.

E todos os anos, ha um premio de cerca de 125 euros que se paga a seguradora mesmo que nao se utilize o seguro, pelo que consegui perceber.

Resultado: uma roubalheira, desculpem la o portugues....

Esta certo que depois de vai ao medico e nao se paga nada, vai-se a farmacia e nao se paga nada, a partida de for necessaria fisioterapia tambem nao se paga, que as criancas ate aos 18 anos nao precisam disto... mas para quem tem 25/35 anos, e saudavel e quase nao vai ao medico (a nao ser porque tem uma gripe ou algo parecido) ou uma ou duas visitas ao dentista, e uma quantidade absurda de dinheiro que se paga sem lhe dar o minimo de uso, parece-me....

Eu como tenho um seguro de saude internacional pago pela empresa, nao tinha bem nocao disto, mas o meia-laranja anda agora a tentar escolher o seguro de saude e abrimos, literalmente, a caixa de Pandora...

Deixo aqui uns sites com explicacoes mais detalhadas:

http://www.expatica.com/nl/survival/health/healthcare-in-the-netherlands-31108.html

http://www.justlanded.com/english/Netherlands/Tools/Netherlands-Guide/Health/Healthcare

E os enderecos electronicos de sites que fazem comparacao de seguros de saude, dependendo da abrangencia de cobertura pretendida:

http://www.independente.nl/
http://www.verzekeringssite.nl/
http://www.consumentenbond.nl/
http://www.zorgplanet.nl/
http://www.kiesbeter.nl/

Caso alguem tenha informacao adicional ou eu esteja a dizer algo que nao e bem assim, por favor deixem a correccao nos comentarios.

2 comentários:

Sonhos Milka disse...

Aqui na Suíça pagamos 125 euros mês e se formos a Farmácia pagamos até 1600 euros anuais de despesa em medicamentos. Acima disso o seguro cobre. Por sermos jovens e saudáveis ainda temos um seguro mais barato.

À medida que a idade passa o prémio do seguro aumenta pelos riscos de doença e por gastarmos mais em medicamentos e terapias.

Terapias orientais e alternativas que pagamos apenas 20% da factura total.

Quanto ao dentista, uma consulta custa "somente" 650 euros. Quando tivermos necessidades vamos ao consultório easyjet num fim de semana rápido a Portugal :)

Mas com tudo e tudo não me arrependo.

Ficaria bem mais preocupado num matadouro (sinónimo=hospital) em Portugal.

Os hospitais aqui só vendo para creer. Vivemos em Lausanne, temos perto o Hospital CHUV e por dentro é um hotel de 5 estrelas :)

Sonhos Milka

Anónimo disse...

concordo com o milka. O que achas melhor, so se safar quem e rico e tem seguro como em Portugal? Ter de esperar 14 horas num corredor de um hospital depois de nos ter sido diagnosticada uma trombose?

O ano passado 4 dentos de sizo, duas desvitalizacoes, 12 sessoes de terapia, sem falar no pediatra e alguns medicamentos, isto so eu que o pai nao precisou, reconheco que e caro mas a mim compensou. e sim... sou saudavel com menos de 35 anos.

Alias em Portugal tambem pagas seguranca social e nao e pouco, tambem e obrigatorio e so que a qualidade do que se recebe em troca diferente. Normalmente como o trabalho e precario, leia-se a recibos verdes, paga tudo seguranca social em funcao do ordenado minimo, mas isso e outra historia.

Podes sempre poupar no seguro, com 'eigen risico', o premio e baixo e so pagas se fores ao medico. Agora essa de pagar 150 euros nunca ouvi, eu normalmente recebo 200 euros porque pago a mais, isto num ano em que nao vou muito ao medico, o que nao vai ser o caso este ano!

Boa sorte na escolha, mas acho que se deviam informar melhor!