A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O fim-de-semana

O fim-de-semana em Roterdao comecou bem, logo na 6a feira a tarde, num passeio pela cidade com o meia-laranja. As 21h fomos ter com a malta do SEF no Restaurante do Hotel New York



O jantar foi optimo e o restaurante era muito giro. Pedimos umas entradas de marisco (que eram razoaveis, mas come-se indubitavelmente melhor marisco em Sesimbra e Setubal) e todo o jantar foi tambem bem regado, animando as hostes para a noite que se avizinhava.

De seguida, somos surpreendidos com uma reserva para uma actividade que envolvia speedboats e frio!!! E a verdade e que foi memoravel... Roterdao vista do rio Maas a noite num speedboat com companhia bem disposta foi uma surpresa que veio engrandecer indubitavelmente a noite dos "farrapos" tugas. E os barcos fazem servico de taxi normal, o que ainda tem mais piada ainda.

A R. mi amor e que organizou quer o jantar quer os barcos, por isso esteve sem duvida em grande nivel. Claro que, sorte das sortes, na 6a feira, estava a decorrer, na doca onde embarcamos, uma festa da empresa que gere os barcos, pelo que os "farrapos" nao se fizeram rogados, infiltramo-nos na festa e estivemos a curtir a grande numa festa que nao era nossa! Muito bem recebidos, ainda houve que ficasse bem perto de ter nodoas negras com as investidas alcoolicamente regadas de uma Holandesa...

A noite acabou na discoteca Baja, que desaconselho vivamente... a nao ser para quem gosta de discotecas que tentam recriar La Movida espanhola de Ibiza, com palmeiras de plastico e barmans e barmaids de calcoes de banho / bikinis e musica do piorzinho que se pode imaginar!!

Quanto ao festival em si, valeu muito a pena! Sabado fui ver 3 filmes, a saber:

Ploy - Filme Tailandes. Gostei bastante, nao tinha grandes expectativas, mas a critica era boa, por isso arriscamos. Analisa as relacoes conjugais, os seus vazios e os seus conflitos, tomando apenas o exemplo de um casal e num periodo de tempo muito limitado, 1 dia. Aposta ganha, filme a ver se alguma vez chegar a entrar no circuito comercial.

De Stille vor Bach - Filme Espanhol mas falado parcialmente em Castelhano e Alemao. O argumento e dificil de explicar, mas no fundo usa-se a musica de Bach como pano de fundo para demonstrar como a musica (neste caso, dele, mas creio que se poderia fazer o mesmo exercicio com outros compositores) classica ainda perspassa muitas vidas e influencia muita gente, tanto tempo depois. Nao achei um filme facil, mas gostei.

Ainda Orangotangos - Filme brasileiro realizado integralmente num so take. Conta varias historias de pessoas diferentes, que ao longo do filme se relacionam e cruzam. Muito boa ideia e boa execucao, ainda que para mim tenha pecado por um certo excesso de caricaturizacao. De qualquer forma, a ver se chegar ao circuito comercial. Estreia internacional, o realizador esteve a conversa com o publico e respondeu a questoes, o que foi bastante interessante. Fiquei a gostar mais do filme depois disso.

Depois de uma tarde de cinema intensa e interessante, fomos jantar a um restaurante Portugues (La cuisine - sim, ninguem diria pelo nome) onde se comeu MUITO e BEM, mas onde a conta tambem esteve ao nivel da quantidade e qualidade... ate me doeu a alma!!!

Finalmente, e para fechar a estadia em beleza, fomos ate a uma das festas do festival, cuja entrada era apenas controlada pela exibicao de um dos canhotos de um filme do festival! Impecavel! A musica nao estava ma, mas um pouco monotona para os meus ouvidos (que gostam de ser estimulados com musica variada), pelo que o cansaco venceu e regressamos a Amesterdao, onde chegamos as 5.00h!!!

Obviamente, Domingo foi dia de recuperacao!!!

Mas ainda fui ver Cloverfield! Sim, os filmes de Sabado nao chegavam... Surpreendeu-me pela positiva. Confesso que as expectativas eram baixas e que ate gostei bastante. Tem a sua dose de cliche e de imitacao do "Blair Witch Project", mas nao e nada mau!!

E pronto, inevitavalmente chegou 2a feira! Mas foi um fim-de-semana fantastico! Bem aproveitadinho ate ao fim!

1 comentário:

Unknown disse...

Olha, fiquei curioso quanto ao filme. sabes que para mim, Bach e Bach!
Beijos