A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Queen's Day preparations

O grande dia e amanha, mas os preparativos ja comecaram ha uns dias... claro que na vespera se ultimam os ultimos detalhes...

Os cafes competem pela decoracao mais chamativa e arrojada
As montras vestem-se de laranja

As ruas preparam-se para o cortejo de barcos e pessoas

E eu... bem, eu junto-me ao espirito, dentro dos limites!

Fauna citadina

08.15h da manha, Lijbansgracht.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Resumo de um fim-de-semana

Jantaradas e almocaradas todos os dias,

+

Riso e boa disposicao

+

Acordar cedo e deitar tarde,

+

Muita família e muitos amigos,

+

Sardinhas, muitos caracóis, petiscos, bacalhau.

=

Cansada, mas feliz.

(A minha sobrinha de 3 anos partiu o braco no meu último dia por Lisboa. Nao fosse isso e tinha sido perfeito. Isso e ter conseguido ir a praia)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Já diz o ditado: A mulher de César

... além de ser séria tem de o parecer.

Isto a propósito de mais umas notícias que li no Público

In short: Inês de Medeiros tem residência em Paris, foi eleita por Lisboa e vai agora passar a ter direito a uma viagem a casa por semana por adaptacao do regime dos deputados das regiões autónomas dos Açores e da Madeira com o regime geral dos deputados.*

A coboiada comecou em Fevereiro e depois de muita notícia, muitas comissoes e muitas polémicas, houve uma reunião para tomada de decisao final que servia para decidir o que fazer.

Primeira escandaleira: o PS escolher como deputada alguém que vive em Paris. Nao tem explicacao nem justificacao. É novo-riquismo, síndrome de wannabee, estupidez, etc, etc. Eu cá punha-me já com ideia de ir viver para as Maldivas... o jet-lag ia ser terrível, mas pode-se sempre depois nao aparecer no Parlamento e por o sono em dia, certo?!

Segunda escandaleira: depois da bomba rebentar e chegar a hora da decisao, faltaram os representantes do PCP e do PEV. Com uma justificacao administrativa muito correcta mas que nao ajuda nada. Deviam lá ter estado, para isso é que a malta vai de 4 em 4 anos por uma cruzita num papel (e depois admiram-se que a abstencao suba. Os idiotas (como eu) que se dao ao trabalho de votar elegem malta que depois nao aparece para trabalhar...) Enfim!

Terceira escandaleira: o CDS-PP absteve-se. Claro, que isto de ser um partido de oposicao mas ter nos bastidores acordos com o PS é uma chatice. Votar contra nao podiam e o PS ficava zangado, a favor era chato porque sempre sao oposicao, né?! ... assim a malta nao se compromete. Muito bom!

Quarta escandaleira: O desempate. A votação dos diversos grupos parlamentares ficou empatada, com o PS a favor (tem 97 deputados) e o PSD e o BE contra (juntos tem 97 deputados). Como tal, e com voto de qualidade, o socialista José Lello votou a favor. De acordo com os estatutos e tal e tal, tudo legítimo e correcto. Mas dá um mau aspecto que nao se pode!

E depois leio notícias sobre o PEC, sobre o congelamento de salários, sobre o défice a aproximar-se rapidamente dos 10%, sobre o desemprego, sobre os avisos da UE, FMI, BCE, Comissao, etc, sobre os riscos que o País corre de ver o seu rating ser downgraded... até já li sobre falencia do País. E lembro-me do ditado: A mulher de César...


* Pelo que li, juridicamente, o estatuto preve que os deputados que vivam fora do circulo eleitoral pelo qual foram eleitos tenham direito a viagens pagas e ajudas de custo. Nao faz excepcoes para quem viva no estrangeiro. O estatuto tem uma lacuna que tem de ser suprimida. Mais uma vez, os pareceres legais parecem correctos. Mas é uma vergonha. Ponto final.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A minha nova heroína

Como muitos/alguns saberao, estudei Direito na FDL* entre 96 e 2002.

Fui boa aluna, mas nada espectacular ou alguém que os professores possam recordar com saudosismo pela inteligencia ou brilhantismo. Nada disso. Achava o ambiente pesado, a maioria dos alunos pareciam fotocópias, nao era particularmente estimulante. Queria comprir os mínimos de 14 de média para manter as portas abertas (de mestrado, CEJ, etc...). A partir daí, havia um mundo lá fora bem mais interessante.

Nao sofri nenhuma injustica directa, ouvi uns comentários menos simpáticos de assistentes, aos quais nao liguei pevas (nao eram graves) mas também nao fiz queixa.

Mas também assisti a injusticas a colegas. Algumas graves. E nesses também nao dei a cara. Porque se há algo que o ser humano tem apurado, é o instinto de sobrevivencia... e na FDL, quem faz barulho ou se queixa de um professor, simplesmente nao faz a disciplina. Pelo menos no meu tempo era assim e conhecia várias pessoas nessa situacao. Aos 18 anos, confesso que os meus instintos de lutar pelo que é justo ou correcto ainda nao estavam amadurecidos.

Daí o meu pasmo, espanto e orgulho pelo que esta aluna fez. Depois de ler este post da I., fui a procura da fonte no Jugular. E o meu queixo caiu com o que li. Com o teste que o Ilustre Professor Doutor Paulo Otero apresentou aos alunos e com a reaccao assumida desta aluna.
Raquel Rodrigues é a minha nova heroína.


*Short-name para identificar a Faculdade de Direito de Lisboa.

Lisbon - part II

Uma semana volvida, nova tentativa.
Voo com partida prevista as 13h;
Check-in online feito.

A mala faco amanha de manha, que nada me garante que nao a volto a desfazer depois de almoco...

(o solinho já brilha?! Posso levar sandálias, ou tenho de aceitar que também em Lisboa está tempo de botas?)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Spring in The Netherlands # 2

Domingo decidimos rumar a sul, em direccao de uma praia nova. Passámos em Lisse (perto de Leiden) e vimos hectares e hectares desta paisagem.... O Keukenhof estava completamente cheio de gente, de modo que nos contentámos em ver as flores nos campos.

Chegados a Noordwijk sentámo-nos numa (nesta) esplanada a almocar, com vista para a praia seguida de 2 horinhas de estudo sentados a apanhar sol.

Antes de regressar, arrumámos as coisinhas e fomos andar a pé durante uma hora pela praia.

E ainda chegámos a casa a tempo de ver o Benfica ganhar em Coimbra e mais 2 episódios do 24.

Isto sim, foi um fim-de-semana em grande...

Spring in The Netherlands #1

A parte boa de ter ficado presa em Amesterdao este fim-de-semana... 6a feira a tarde, e no caminho de regresso a casa, comecei a ouvir música dos anos 60 tocada ao vivo. Numa ponte e em cima de um carro, era este o espectáculo:

The Time traveller's wife

Tinha lido o livro já em 2007 (caramba que o tempo voa... só sei porque tenho uma entrada no blog a propósito dele) e gostado imenso.

Finalmente vi o filme. Com a Rachel McAdams e Eric Bana nos papéis principais. Bastante fiel ao livro, um fim ligeiramente diferente. Gostei.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O mundo é uma ervilha

Senao, como é que se explica que a erupcao de um vulcao na Islandia me impeca de passar o fim-de-semana em Lisboa?!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A expressao "meia-laranja"

Isto é um desabafo que nada tem a ver com a vida em Amesterdao. Fica o aviso.

Até há cerca de 3 anos nunca conheci ninguém que utilizasse a expressao "meia-laranja" para se referir a sua cara-metade. Nunca a vi escrita em revistas ou jornais. Nada...

Quando criei o blog, e porque nao queria usar nomes próprios, passei a identificar o meu namorado como meia-laranja, num mix de ideias (entre better half, cara metade e a cor da laranja = o cor de laranja é uma obsessao holandesa).

Entretanto, comecei a ver por vários blogs a expressao a ser utilizada com o mesmo intuito. E até descobri um blog escrito por 7 pessoas com nome e associacao semelhante. Eu nao sou "dona" da expressao, nao tenho ideia se a "inventei" e nao posso chatear-me com o facto de outras pessoas a usarem. Nao está registada, nao é minha. E nao sendo este meu cantinho muito popular e nao tendo assim tantas visitas como isso, o mais provável é que tenham ouvido a expressao noutro local qualquer. E que se tenha espalhado pela blogosfera via, via, via...

Mas confesso que sempre que leio "meia-laranja" noutros locais, me sinto roubada.... despojada de uma expressao minha, de algo que me diz muito, de um nome que uso com abundancia para falar de alguém extremamente importante para mim. E ver a mesma expressao banalizada, reutilizada, over and over again ... nao sei... fico com urticária e comichoes e zangada.

E era só isto.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Volto lá para dia 19*

* 2 dias de trabalho, tirar 2 dias de férias para tratar de burocracia, fazer trabalho de grupo e comecar a fingir que escrevo qualquer coisa para a tese, seguido de 2 dias de aulas de mba, de uma viagem a Paris e outra a Bruxelas, mais 2 dias de trabalho no escritório. Aviao a noite para Lisboa com 24 horas em trabalho e com fim-de-semana mal espremido. Regresso. Para mais trabalho e mais mba.

Depois de uma Páscoa com visitas, passeios, muita comida boa, risos e muita chuva, regressa-se a labuta.

Zigoto*

Muitos parabéns, fiquei mesmo contente! Finalmente houve quem abrisse as hostilidades!

A minha parte do acordo será cumprida, mas com algum atraso, pode ser?!

*Daqui a uns mesinhos, temos bébé! Nao, nao estou grávida, que a minha vida já tem caos e animacao que cheguem para já!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Viver num contentor de carga

Há uns anos, quando vim de ferias a Holanda, e porque tínhamos alugado um barco gigante (com 2 quartos, cozinha, sala, etc...) que ninguém tinha coragem de trazer para o centro, deixámo-lo na periferia da cidade e pegámos nas binas para explorar. No caminho passámos por uma residencia estudantil muito especial. Fica na Wenckebachweg.

Confesso que na altura fiquei fascinada com a arquitectura e conceito e como nao tinha máquina fotográfica, decidi que havia de lá passar novamente. Nunca mais o fiz, mas ficou-me na mente.
Há umas semanitas, de passeio de carro com o meia-laranja, passámos mesmo lá ao pé. Como ele nunca tinha visto, pedi-lhe que fizesse o desvio. Mais uma vez nao tirei fotos.

Mas como o Google é um espectáculo e sabe tudo, nao só encontrei o complexo na net, como também um video!



Nao é uma ideia genial? Económica, de instalacao rápida, tem privacidade e espaco qb! Eu achei o máximo.