A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Next destination: Lisboa - Portugal

Como nao há duas sem tres, hoje volto a Schipol. Desta vez, para uma viagem um bocadinho mais longa. Uma mala só com prendas, a outra com a minha roupa, a do meia-laranja... e mais prendas. E muita vontade de gozar estes curtinhos 4 dias com a família e amigos.

Este blog entra em férias e só regressa, provavelmente, no dia 5 de Janeiro.

A todos um excelente Natal, uma grande passagem de ano e um 2009 para recordar!

Até daqui a uns dias.

Paris

Ontem tive de ir a Paris em trabalho. Tinha uma reuniao de manha e outra a tarde, a seguir ao almoco.

Entre as duas reunioes, mudei de sapatos (obrigatório) e tive tempo de ir a Opéra, Place Vendome, Jardin des Tuilleries, Concorde, Champs Elisées (onde havia um mercado de Natal amoroso e em que comprei mais prendas de Natal), Arc du Triomphe, Tour Eiffel e regressei a Rue de Saint-Honoré onde invejei as montras. Para quem conhece, eu sei que parece muito caminho para 2 horas, mas euu ando muito rápido, mesmo!!!

Depois disso, um almoco rápido numa esplanada aquecida e 2a reuniao.

Dei por mim a pensar que me tinha queixado muitíssimo por me ter levantado (novamente) as 5.30h da manha, mas que aquele passeio valeria muito mais do que isso...

Fim-de-semana

Últimas compras
Descanso
Filmes

Só as mulheres compreendem...

A tortura dos sapatos de salto alto...

Eu confesso que no trabalho ando sempre de saltos com 6/8 cms, mas de fim-de-semana sou muito mais prática. E há muitos anos que adoptei a técnica americana de ir de tenis ou sapatos confortáveis para o trabalho e mudar o calcado quando chego. Tenho uma gaveta com os sapatos "profissionais".

Na 6a feira tive de ir em trabalho a Bruxelas e para nao ir carregada, decidi ir de saltos altos desde casa. Eu moro a 20 mns a pé da Centraal Station. E o local da reuniao era a 20 mns a pé da Gare Central... resultado: tenho os pés num estado lastimável! Maldita calcada!!

Para verem o quao mal estava no dia, em desespero, decidi apanhar o autocarro para a Gare Centrale depois de ter feito 2/3 do percurso a pé. Entrei no autocarro, o motorista disse-me que era só uma paragem, eu disse que nao fazia mal, que nao conseguia dar nem mais um passo, e o motorista amoroso (e imbuído de um espiríto Natalício, só pode) deixou-me ir sem pagar bilhete!

Nem tudo é mau.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Minhas lindas...

Obrigada por ontem!

Adorei.
E porque alguém me disse que estava muito frio em Lisboa (acho que uns 10 graus)...

Este é o tempo aqui, as 11.00h

Para quem nao sabe, Amesterdao fica mesmo por baixo na nuvem cheia de chuva. Estao cerca de 2 graus. A noite, a temperatura máxima é negativa.

Por isso, repito, estou desejosa pelo calor de Portugal (embora já saiba que vou ter muito mais frio dentro de casa do que aqui...)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gotan Project

Ou Tan Go Project.

Ontem a noite, no Melkweg.

Já me faltam adjectivos para certos concertos que vejo! Este foi absolutamente extraordinário! Da apresentacao cénica, encadeamento, apresentacao em palco, dancarinos... tudo fluiu maravilhosamente em quase 2 horas de espectáculo... e que espectáculo! Valeu bem os mais de 30 euros pagos.

A visao musical por tras do conceito de Gotan Project é qualquer coisa... deixo uma amostra do se pode esperar ao vivo.



Eles vao tocar a Praca de Touros no Campo Grande, salvo erro, dia 20 de Dezembro. Se puderem ir, é de nao perder!


PS: para variar, sucedeu-me o fenómeno inveja. é conhecido por me atacar quando vejo filmes como o Flashdance, Dirty Dancing ou outros do género. Ontem saí do concerto cheia de vontade de aprender tango... é que é mesmo sensual e elegante!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

como fazer bolo de chocolate...

Sem farinha;
Sem fermento;
Sem manteiga;
Sem chocolate preto.

Sem balanca para medir quantidades nem copo medidor.

Garanto que é possível! Ficou mais parecido com tarte de chocolate mas nao deixava de estar bom! E já acabou...

O meia-laranja teve desejo de bolo, eu nao tinha ingredientes. Com alguma imaginacao e boa-vontade, la se desenrascou qualquer coisa. É o espírito de Natal a atacar!

E até ao dia de Reis...

O Blog veste-se de vermelho, como manda a tradicao!!!

Nota da redactora: os retractores do Natal podem visitar, mas nao podem deixar comentários a dizer mal da quadra ou das festividades! A censura mora aqui! Só espirito e energias positivas... quero entrar em 2009 em beleza, ok?!

Obrigadinha...

E depois do Sinterklaas, o Santa Claus!

Pois é, aqui na Holanda, os preparativos oficiais para o Natal só comecam depois do Sinterklaas (no dia 5 de Dezembro), pelo que eu, decidida a respeitar os costumes locais (e porque nao tive tempo antes), so montei a arvore este fim-de-semana!!!

Num cantinho da sala ja la esta a arvore, com os perduricalhos da tradicao, e já cheia de prendas de Natal! Passei a tarde de domingo a fazer embrulhos e etiquetas, mas valeu a pena. Entrei oficialmente na quadra Natalicia.

E depois de ja ter falado com a mummy sobre a ementa de dia 25, só quero que os dias passem depressa, que a TAP por uma vez nao se atrase, e que possa ir para a tugalandia!!!

Blindness

Depois de um sabado que comecou agitado, fomos jantar a casa do A. e da L. e ver o filme baseado no "Ensaio sobre a cegueira" do Saramago. Ja tinha lido o livro ha uma serie de anos, e ja nao me lembrava dos pormenores todos do livro, mas ainda recordava alguns momentos de irritacao e frustracao que a sua leitura me tinham causado.

E o filme, embora nao o tenha achado excelente, tambem nao desiludiu. E sempre dificil comparar um filme a um livro, mas nao posso dizer que tenha sido uma tentativa falhada (de todo).

Apesar de no filme, tal como no livro, ninguem ter nomes, e muito mais facil seguir a historia quando se consegue ver... o que tambem e uma conclusao interessante em si mesma...

E curioso tambem é que eu sempre imaginei a história a acontecer em Lisboa, por ser onde as minhas referencias estao, e concluir que, de facto, o texto está escrito para poder ocorrer em qualquer lugar...

Isto tudo para dizer que foi um serao optimo, com boa companhia e com um filme que vale a pena ver!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

'Widows must go back to work'

Widows and widowers with young children should only be allowed to stay at home for two years after the death of their partner, according to junior social affairs minister Ahmed Aboutaleb. After that, they should go back to work or follow a training course.

The move is part of the junior minister’s proposed changes to the unemployment benefit system for widows and widowers, reports the Volkskrant. Under the current regulations they are entitled to the benefit until their children are 18.

The coalition government parties (Labour, Christian Democrats and orthodox Christian ChristenUnie) said the measure is 'too tough'.

Aboutaleb (Labour) is about to leave his ministerial job to take over as Rotterdam mayor in January 2009.

'He should not be introducing something like this at the last minute,' the Volkskrant reported Labour MP Hans Spekman as saying.

Ora bem, resumindo:
Se alguem que e casado e tem filhos menores fica viuvo pode ficar em casa sem trabalhar ate que os filhos tenham 18 anos, recebendo um subsidio Estatal????

E a medida proposta de reduzir esse periodo para 2 anos e considerada "muito violenta"? Bem, comparativamente com sistema agora em vifgor, talvez... mas se comparado com outros Paises...

As coisas que se vai descobrindo...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Os filmes dos ultimos tempos

Ha ja muito tempo que nao posto nada sobre cinema... e tenho visto algumas coisas, ainda que nao tanto como noutros tempos.

Os ultimos, que me lembre foram:

Babylon AD, com o Vin Diesel... como o filme tem a mao de Mathieu Kassovitz (do "Munique" e d' "O fabuloso destino de Amelie") la me convenci a ver... mas so posso dizer que e muito, muito fraquinho...

Traitor, do realizador do filme "The day after tomorrow", com o Don Cheadle ("Hotel Ruanda") e Guy Pearce ("Memento"). Muito bom, a ver sem duvida nenhuma.

Hancock, com o Will Smith (que agora aparece em todos os filmes, esta claramente em alta), Charlize Theron e Jason Bateman. Um filme de super-herois muito diferente do normal; nao sendo propriamente um filme imperdivel, que nao e, ve-se muitissimo bem e tem, para mim, alguns recados que fazem todo o sentido. Perfeito para um domingo a noite! (que foi quando o vi)

Wall-E, e absolutamente a ver. Adorei. Eu gosto de quase todos os filmes da Pixar, e um facto. Sou fa incondicional do ET (e o Wall-E tem a cara chapada do ET, mas versao robotica), o que tambem ajuda. Mas chorei, comovi-me, ri e terminei o filme cheia de esperanca em todos nos, pelo que nao sei que mais poderia pedir de um filme de animacao... ja tinha ouvido dizer muitissimo bem e so posso confirmar. Hei-de ver novamente.

Righteous Kill, com Al Pacino e Robert de Niro. E pronto, nem era preciso dizer mais nada. Um filme com estes dois actores ate pode nao ser uma obra de arte, mas sera sempre um bom filme. Esta tudo dito. A ver.

Sera que se nota muito que passei o fim-de-semana enfiada no sofa a ver filmes? Que booom!!

PS: ainda tentei ver o War, Inc. e o Tropic Thunder, mas eram maus demais para ser verdade...

So aqui...

Tive esta manha uma reuniao externa. Foi o Presidente daqui do tasco, o director do depto. juridico e moi-meme. Estava um frio de rachar e a chuviscar.

Meio de transporte geral para a reuniao? A bicicleta, pois claro. Tudo de fato, pedalamos 15 mns a chuva, pelas ciclovias de Amesterdao.

Nao sei porque, mas mesmo descontando o factor 7 colinas, nao me parece que isto fosse possivel em Portugal...

Ir a conversa com o Presidente enquanto ambos pedalamos numas binas podres de velhas e algo de absolutamente surrral!