A vida em Amesterdao
Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Fechado para balanco
Devia ser amanha, mas estou com vontade de terminar o ano sem procrastinar (nem agendar publicacao de posts) e por isso aqui está.
O Inventário de 2009 é claramente positivo:
É tambem o fechar do ciclo dos meus 3 anos em Amesterdao como expatriada (a partir de agora sou local - isto é, se me derem o contrato. Diz que sim, mas eu ainda nao vi nada). E a verdade é que fiz muito mais, aprendi muito mais , tive muito mais oportunidades e cresci muito mais do que pensaria possível.
Todas as razoes que me fizeram vir foram confirmadas e validadas.
Durante 2009, e com o acumular de responsabilidades profissionais com o regresso a vida de estudante, confirmei que o meia-laranja está de pedra e cal para me aturar e ouvir. É o meu parceiro e quem mais me apoia. É também quem me "carrega as baterias" e incentiva a continuar quando nao tenho energia ou estou desanimada. E me manda do nada, passados todos estes anos, sms's a dizer que sou linda e tem saudades minhas. E sofre quando me ausento em trabalho, mas me encoraja a ir, fazer sempre mais e melhor. Sou uma lamechas? Sou. Se calhar nao devia escrever estas coisas? Talvez... Sao verdade? Sao. Adiante...
Foi também o ano do nao ter tempo livre. Ponto final. E de andar sempre a correr e as semanas parecerem voar sem eu saber como as abrandar, pausar, saborear.... E abdiquei de muitos prazeres... Cinema?! Em casa, quando o cérebro já só pede pausa. Livros?! Alguns, mas muito menos do que gostaria. Desporto?! desde o Verao que nao sei o que é dar uma corrida na rua ou ir ao ginásio. E faz-me falta e é um objectivo para 2010. Ir ao mercado ao sábado ou sentar-me numa esplanada sem pressa a ver o mundo passar?! Nem me lembro.... Até o convívio com amigos e vida social se tem ressentido. Tenho uma prenda para entregar desde Agosto. A pessoa mora a 10 mns de minha casa. Vou ainda hoje remediar isso. Já disse que nao quero procrastinar.
Foi também o ano em que me voltei a confrontar com a mortalidade de todas as pessoas. Faleceu o meu avo, faleceu a avo do meia-laranja. Uma geracao que me viu crescer e que aos poucos desaparece. O pensamento que a próxima será aquela a que os meus pais pertecem aterra-me por completo.
Mas nem tudo foi mau. De todo. Consegui passear quase tanto como queria e em 2009 acrescentei ao meu mapa-mundo mais cidades e vilas Holandesas, Nova Iorque, Paris, Viena, Bratislava, Sardenha, Tokyo, Oslo, Bruxelas, Leuven, Gent, Antuerpia, Bruges. E mais uma meia dúzia de idas a Portugal.
Os estudos, que tanto tempo e energia me tem tirado (e nem consigo imaginar o que farei ao meu tempo a partir do Verao quando isto acabar), estao 2/3 feitos. Parece-me nem há um mes estava a estudar para o GMAT e já estou a pensar na tese.... que já tem tema e patrocinio no trabalho.
E para terminar o ano, a oferta do contrato local e mais um promocao. Mais desafios, mais responsabilidades. Mais aprendizagem e um trabalho mais estratégico e menos operacional. Mais stress. Menos tempo. Uma vida menos simples (a única coisa que nao me agrada). Mas ao ritmo que isto vai, o Verao está aí a porta nao tarda e uma nova fase comecará.
2010 esta alinhado para poder ser um ano em grande. Em desafios, projectos e ideias. Nao se desalinhem os planetas e haja energia para chegar a todo o lado...
Frio?! Nao, nada disso...
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Feliz Natal
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Dúvida existencial
É que estamos a 18 de Dezembro e ainda nao ouvi falar do assunto...
E fiquei com a mao no puxador enquanto os olhos, ainda incrédulos, se habituavam a tons de branco. No centro da cidade, havia10 cms de neve em todo o lado, excepto duas tirinhas na estrada, por onde uns quantos pneus já tinham passado e deixado marca.
Pensei em ir buscar a máquina mas desisti, sou péssima fotógrafa e nao ia conseguir tirar uma foto de jeito.
Pus o George Michael a cantar o "Last Christmas" no meu ipod e vim para o trabalho.
E um percurso que demora 15 minutos levou-me quase 30. A neve é linda, mas traicoeira como tudo...
E prontos, parece que chegou mesmo o Inverno, a Neve, o caos nos comboios e nas estradas metade do meu departamento já avisou que amanha vai ficar em casa) e que o Natal está mesmo aí ao virar da esquina.
E agora se me dao licenca, vou ouvir Diana Krall a cantar o Natal, nao pensar nos prazos nem no fim-de-semana de mba que me espera, e vou enganar-me com este branco até conseguir.
*os meus aquece-orelhas sao pretos, largos e farfalhudos. Com eles na cabeca fico com umas rodelas gigantes nos laterais da tola que lembram a Princesa Leiaquando vai no Millenium Falcon as Luas de Endor.... enfim... devaneios
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Era inevitável...
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Desilusao
A forca
Fim-de-semana Apocalíptico
2012 e Knowing.
Eu ando a sentir que o mundo me está a cair em cima, mas também nao era preciso exagerar. Que pontaria, livra!
(E nao valem nada, nem um, nem outro...)
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
E no fim de um dia de trabalho dos Infernos...
Estarei, de 31 de Dezembro a 3 de Janeiro, a gozar os prazeres da vida.... boa companhia e passeios.
Paris, vemo-nos daqui a 3 semanas. 2010 comeca em estilo!!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Pecam ao Pai Natal
"Given that we can live only a small part of what there is in us - what happens to the rest?"
Esta frase, por exemplo, deu-me food for thought por algumas horas.
Valerá a pena dizer que adorei?
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Ontem a noite
O concerto foi óptimo. Cantei tudinho de principio ao fim, revivi momentos muito específicos da minha adolescencia ao som de algumas músicas e dancei. Valeu a espera, o dinheiro e a viagem.
Um pouco mais de 2 horas de espectáculo. que valeu imensíssimamente a pena.
Agora o outro lado. Estava com as expectativas na estratosfera. Há demasiado tempo que os queria ver, sem sucesso. Tenho nocao disso.
Mas, verdade seja dita, tenho vários álbuns deles ao vivo. E tenho um dvd com um concerto. Por isso sei bem do que eles sao capazes de fazer. E li as "reviews"entusiásticas de quem os viu em Lisboa. E sei que amigos meus que os viram em Paris adoraram.
Nao sei se foi do alinhamento, do ritmo e cadencia do concerto, do estádio, do público, todos ou parte, mas fiquei com aquela sensacao do "saber a pouco".
Adorei, mas fiquei com um travo amargo por saber que nao assisti "ao concerto" que eles sao capazes de dar!