A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

E sim, apesar de estar de volta, nao voltei

Fiz um apanhado dos meus pendentes. Sao 64. Enquanto nao reduzir para menos de meia centena, nao escrevo nem mais uma vírgula!

(cada um motiva-se para o trabalho como pode...)

Insane much?! (II)

Estar no aeroporto e olhar, perdida, para o ecra que indica onde estao as bagagens das chegadas. E perguntar a mim própria, após 5 segundos de esforcos infrutíferos: - De onde raio vim eu?

Sempre útil para poder ir buscar a mala...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

touching close to home

Tive um tio-avo que morreu ha varios anos. Sengundo me contaram, sempre foi um homem orgulhoso, arrogante e independente.
Na velhice, por razoes de saude, teve de ir para um lar. Nunca se conformou com a necessidade de depender de alguem e tornou-se um pouco amargo. E infeliz.
Um dia saiu do lar para ir dar uma volta a pe (como fazia frequentemente) e atirou-se para debaixo de um comboio da linha de Sintra. Um incomodo para os passageiros e utentes da linha.
Uma perda para a minha familia. Eu conheci-o mal, mas ficou-me sempre como a primeira grande lembranca do que a solidao e dependencia na velhice podem fazer. Infelizmente, ja tive outras posteriores.

Escrevo do Thalys, algures entre Bruxelas e Paris. Estamos parados ha bem mais de uma hora. Acabaram de informar que, no minimo, teremos mais 30 minutos de espera. Alguem se atirou para debaixo do comboio. Um incomodo para os passageiros, certamente. Uma perda para a sociedade. Uma perda muito maior para alguem.

Insane much!?

Estou oficialmente a dar o tilt!
Depois de ter passado apenas 7 dias em Amesterdao em Setembro, apercebo-me que Outubro esta a ser ainda pior...
Mas estava convencida que, apesar de tudo, estava a conseguir manter a minha sanidade mental.

No entanto, depois do episodio deste fim-de-semana, ja nao estou tao segura...

Estava arrasada depois de mais uma semana "up in the air" e fui-me deitar antes do meia-laranja. Um pouco mais tarde, quando ele abriu a porta do quarto para se ir deitar, eu acordei e, completamente desorientada exclamei: HELLOOO?!?!
A razao era simples: estava convencida que estava num quarto de hotel e que as senhoras da limpeza me tinham entrado pelo quarto dentro!

Isto esta bonito, esta...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Caramba

Nao tenho tempo nem para me cocar...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E tao enorme poupanca

Tem, naturalmente, de ser celebrada condignamente.

Vou hoje para o Luxemburgo com o meia-laranja e mais uns amigos passear, comer bom leitao, namorar e arejar as vistas.

Volto na 2a.

É um marco

Que tem de ser assinalado.

4 anos depois de me ter mudado para Amesterdao, finalmente usei o meu cartao de saúde. Poupei 12 euros.

(ando a descontar 100 por mes para este seguro há séculos. É fazer as contas, já dizia o Guterres...)

Eat, Pray, Love

Nao tinha lido o livro e nao conhecia a história.
Gostei bastante. Levezinho q.b., sem grandes pretenciosismos, mas com bons momentos.

Nao vale

Estive pela primeira vez num hotel cuja diária incluia acesso ao lounge XPTO com comida e bebida a borlix todo o dia, mini-bar gratuito e filmes.

Estava tao arrasada que aterrei na cama as 19h, aguentei-me só o tempo suficiente para ligar a minha avó e dar-lhe os parabéns e adormeci. Sem jantar, sem beber um copo, sem trincar um chocolate.

Ando a perder capacidades.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

de regresso ao Egipto

Nas ruas de Paris. O taxista que apanhei nao so desconhecia por completo o conceito de faixas de rodagem (metendo-se entre carros de forma assustadora) como conduzia com uma mao no volante e outra na buzina, que apitava a cada 10 segundos.
Um verdadeiro deja-vu, portanto.
Ontem a noite liguei para a companhia de taxis para pedir um taxi hoje as 06.00h. Do outro lado perguntam:
- Para o aeroporto?
Perante a minha resposta afirmativa, ouco do outro lado a minha morada ser debitada.
Esta empresa e basica e nao tem bases de dados nem identificacao de telemoveis...

Nao e nada bom sinal!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Knight & Day

Péssimo, péssimo, péssimo. Nao comprem bilhetes, nao desperdicem dinheiro, nao aproveitem mal o tempo.

Prenda

Como já aqui referi várias vezes, há uma sapataria que fica no meu caminho de casa que tem os sapatos mais giros de Amesterdao... mas sao caros. Bastante caros.

Há um mes, talvez, fiquei parada na montra a olhar para estes dois pares de sapatos/botas. Os primeiros porque achei arrojadíssimos (e impossíveis de usar) e me pareceram arte, as segundas porque me apaixonei. E tirei-lhes fotos com o telefone.



Pelo preco que custavam, nem tive coragem de entrar na loja e experimentar. Mas decidi que no final do ano, caso o meu bónus na chafarica fosse simpático, as ia lá buscar. E comentei o facto num jantar de amigos.
Menos de um mes depois, e pelos meus anos, juntaram-se todos e ofereceram-me um voucher da sapataria. Demorou menos de 12 horas entre receber a prenda e ir buscar as minhas botas novas.
Sao a minha extravagancia, a minha cara e vou dar-lhes muito uso!
Tenho uns amigos muito a frente!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

De regresso

E já arrumei malas, trabalhei, namorei, passeei, dormi umas horas (poucas, estou com os horários baralhados) e estive com amigos.

Hoje o meia-laranja faz anos e convidámos quem está por cá a aparecer lá por casa para um copo.

O equilbrio regressa. Assim, sim!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

trabalho (V) e último

Eu gosto do que faco, gosto do trabalho em si, gosto da falta de rotina, gosto da variedade.

Mas detesto sentir que o trabalho me obriga a abdicar do resto das coisas que gosto. Trabalhar, para mim, é um veículo. Para a realizacao profissional, para o exercício intelectual, para ter dinheiro e poder fazer todas as outras coisas de que gosto. Costumo dizer que a vida das 9h as 17h é importante, mas das 17h as 9h é muito mais.

E este mes, o trabalho está a esmagar. Eu tento, muito, chegar a todo o lado. Mas ainda nao tenho o dom da ubiquidade. E perder a graduation custa-me. Muito. Nao pela cerimónia (embora a ideia de gozar com a tradicao e me agradasse) mas pelo fechar de um capítulo com uma celebracao.

trabalho (IV)

Hoje faco 32 anos. Devia estar a namorar com o meia-laranja, a festejar com amigos, a comer bolo com colegas.

Estou sozinha, do outro lado do oceano, a trabalhar.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

trabalho (III)

Hoje é o dia da minha "Graduation Ceremony" do MBA. Devia estar de traje verde, boinita tótó a condizer, receber o diploma com um sorriso e embebedar-me com os meus colegas.

Estou a trabalhar.

domingo, 19 de setembro de 2010

trabalho (II)

É domingo, devia estar com o meu namorado. Estou a caminho de NY em trabalho.

E nao, nao é Manhattan. É no meio do nada, a 60 quilómetros da cidade que nao dorme. E vou ficar alojada lá.

estas sao as melhores prendas

Chegar a casa a sentir-me um caco, dizer-lhe que nao me apetece fazer nada e ele, nao so preparar o jantar para nos, como me mandar sentar no sofa e passar a noite a ver os 3 episodios da mini serie da BBC "Sensibilidade e bom senso", que sacou enquanto eu andei por fora.
E cacou tambem tudo o resto que encontrou da Jane Austen. E ele nao e grande apreciador.
Isto ja foi ha uns dias. Mas quando estas nuvens de depressao pairam, lembro-me de quem me espera no regresso.

E tudo melhora.

Vinguei-me

A tarde fomos dar uma volta a pe de quase 3 horas. Namoramos e falamos do futuro e de coisas importantes nele e para ele.
A noite enroscamo-nos e tivemos uma noite de "sofa'rio".