segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
CM
Contribui com todo o prazer ao pedido da Calamity , que ja tive o prazer de conhecer ao vivo e a cores e o resultado ja foi publicado. Ainda nao consegui obter uma copia do artigo em causa, mas se o conseguir arranjar, publico aqui!
O fim-de-semana
O jantar foi optimo e o restaurante era muito giro. Pedimos umas entradas de marisco (que eram razoaveis, mas come-se indubitavelmente melhor marisco em Sesimbra e Setubal) e todo o jantar foi tambem bem regado, animando as hostes para a noite que se avizinhava.
De seguida, somos surpreendidos com uma reserva para uma actividade que envolvia speedboats e frio!!! E a verdade e que foi memoravel... Roterdao vista do rio Maas a noite num speedboat com companhia bem disposta foi uma surpresa que veio engrandecer indubitavelmente a noite dos "farrapos" tugas. E os barcos fazem servico de taxi normal, o que ainda tem mais piada ainda.
A R. mi amor e que organizou quer o jantar quer os barcos, por isso esteve sem duvida em grande nivel. Claro que, sorte das sortes, na 6a feira, estava a decorrer, na doca onde embarcamos, uma festa da empresa que gere os barcos, pelo que os "farrapos" nao se fizeram rogados, infiltramo-nos na festa e estivemos a curtir a grande numa festa que nao era nossa! Muito bem recebidos, ainda houve que ficasse bem perto de ter nodoas negras com as investidas alcoolicamente regadas de uma Holandesa...
A noite acabou na discoteca Baja, que desaconselho vivamente... a nao ser para quem gosta de discotecas que tentam recriar La Movida espanhola de Ibiza, com palmeiras de plastico e barmans e barmaids de calcoes de banho / bikinis e musica do piorzinho que se pode imaginar!!
Quanto ao festival em si, valeu muito a pena! Sabado fui ver 3 filmes, a saber:
Ploy - Filme Tailandes. Gostei bastante, nao tinha grandes expectativas, mas a critica era boa, por isso arriscamos. Analisa as relacoes conjugais, os seus vazios e os seus conflitos, tomando apenas o exemplo de um casal e num periodo de tempo muito limitado, 1 dia. Aposta ganha, filme a ver se alguma vez chegar a entrar no circuito comercial.
De Stille vor Bach - Filme Espanhol mas falado parcialmente em Castelhano e Alemao. O argumento e dificil de explicar, mas no fundo usa-se a musica de Bach como pano de fundo para demonstrar como a musica (neste caso, dele, mas creio que se poderia fazer o mesmo exercicio com outros compositores) classica ainda perspassa muitas vidas e influencia muita gente, tanto tempo depois. Nao achei um filme facil, mas gostei.
Ainda Orangotangos - Filme brasileiro realizado integralmente num so take. Conta varias historias de pessoas diferentes, que ao longo do filme se relacionam e cruzam. Muito boa ideia e boa execucao, ainda que para mim tenha pecado por um certo excesso de caricaturizacao. De qualquer forma, a ver se chegar ao circuito comercial. Estreia internacional, o realizador esteve a conversa com o publico e respondeu a questoes, o que foi bastante interessante. Fiquei a gostar mais do filme depois disso.
Depois de uma tarde de cinema intensa e interessante, fomos jantar a um restaurante Portugues (La cuisine - sim, ninguem diria pelo nome) onde se comeu MUITO e BEM, mas onde a conta tambem esteve ao nivel da quantidade e qualidade... ate me doeu a alma!!!
Finalmente, e para fechar a estadia em beleza, fomos ate a uma das festas do festival, cuja entrada era apenas controlada pela exibicao de um dos canhotos de um filme do festival! Impecavel! A musica nao estava ma, mas um pouco monotona para os meus ouvidos (que gostam de ser estimulados com musica variada), pelo que o cansaco venceu e regressamos a Amesterdao, onde chegamos as 5.00h!!!
Obviamente, Domingo foi dia de recuperacao!!!
Mas ainda fui ver Cloverfield! Sim, os filmes de Sabado nao chegavam... Surpreendeu-me pela positiva. Confesso que as expectativas eram baixas e que ate gostei bastante. Tem a sua dose de cliche e de imitacao do "Blair Witch Project", mas nao e nada mau!!
E pronto, inevitavalmente chegou 2a feira! Mas foi um fim-de-semana fantastico! Bem aproveitadinho ate ao fim!
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Este fim-de-semana

Ah pois e!! La vou eu, o meia-laranja e o SEF (Sempre Em Festa - grupo que mobiliza as hostilidades do grupo Tuga), este fim-de-semana, recambiados para Roterdao para "papar" filmes..
Que grande macada!!!
See U daqui a uns dias, com todos os pormenores.
A arvore de Anne Frank

terça-feira, 22 de janeiro de 2008
O regresso a casa
Estava eu, o meia-laranja e o F. a caminho de casa, cada um na sua bina, quando o meia-laranja para a bina dele porque estava a sentir um dos pedais meio solto... depois de uma breve inspeccao, confirmou-se o prognostico, o pedal estava mesmo a soltar-se, pelo que foi apertado a mao e la seguimos caminho.
200 metros a frente, so vejo o pedal da bina dele cair e ele ficar a pedalar em seco!! Depois de andarmos de rabo para o ar a procura da porca de encaixe do pedal, la guardamos o pedal e a porca e decidimos inovar... dissemos ao F. para seguir para casa (ha quem trabalhe as 6as feiras) e fomos o resto do caminho muito agarradinhos, um a pedalar por dois e o outro a boleia, montado na bina, mas sem pedalar. O que nos rimos da nossa figura.... quando era a direito nas ciclovias, tudo facil, mas quando apanhavamos subidas, semaforos ou mudancas de direccao o caso tomava um aspecto bem diferente...
La chegamos, bem dispostos e vivos a casa, e com mais uma historia daquelas que so mesmo a nos...
Fondue
Confesso que tendo pedido fondue de peixe, quase nao fiz uso do conceito de fondue, porque o salmao e o atum estavam tao fresquinhos que foi mais sashimi que fondue, mas enfim...
Muito bom jantar, optima sobremesa (tempo de porcaria, mas nada de surpreendente) e mais uma noite em boa companhia abriram o apetite para o fim-de-semana!
Fotos nao ha, o F. fartou-se (como de costume) de tirar fotos, por isso pode ser que ainda aparecam no cantinho dele.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
O ultimo mes
Ainda antes de regressar a Portugal fui ver "I am Legend" e confesso-me desiludida... Comecou bem mas descambou a partir de meio, confesso que tinha altas espectativas em relacao a este filme e nao se concretizaram. Esperava mais e melhor.... E vi tambem o "The Golden Compass" e gostei! O meia-laranja nao achou muita piada, mas eu ca ja fico a espera da parte II...
O regresso a Portugal que durou mais do que o normal, nao foi suficiente para ver toda a gente que queria. (nada de novo)
Nao vi a Rita nem a Catarina, nao fui ao meu antigo trabalho rever colegas, nao consegui combinar nada com a Vanda e com o Rui, nao vi o Jorge e os filhos, nao estive mais tempo com a Natalia, nao estive com a Magda, Guilherme, Pedro e Marta, Livia e Joao... enfim, a lista e longa! Mas chego a conclusao que por muitos dias que tenha, o tempo foge-me entre os dedos e fico sempre com sentimentos de culpa por nao ter conseguido estar com toda a gente que me faz falta e em quem penso...
A minha sobrinha e a minha afilhada estao enormes e LINDAS (daqui a 2 anos mando vir uma coisa destas, se puder e conseguir)
Estive num jantar de bloggers com o meia-laranja que foi muito giro!! Foi uma optima primeira experiencia, so foi pena eu estar tao arrasada que me "cortei" a saida nocturna...
A familia reuniu-se como de costume para os festejos natalicios, sabe sempre bem regressar as raizes e repetir certos rituais que nunca nos cansam.
Vi uns filmezinhos no cinema - ja estava com saudades de legendas em PT (Eastern Promisses - gostei da interpretacao do Viggo Mortensen mas nao gostei muito do filme / Jogos de Poder - muito bom, gostei imenso / Cassandra's Dream - achei-o dos filmes mais fraquitos do Woody Allen)
Li os dois livros que me deram como prenda de Natal (Rio das Flores e Kafka a Beira-Mar. Adorei os dois, muito diferentes em historia e estilo, mas ambos livros a nao perder, sicneramente. Acrescentem as vossas listinhas... ehehe)
Fechei 2007 e abri 2008 com chave de ouro (A VIAJAR) - fui com o meia-laranja passar o ano a Praga (isso dara outro post)
E ja aqui em Amesterdao fui ver o filme "The Kite Runner", cujo livro li ha uns poucos meses e adorei! E o filme e bastante bom!!! Fiel ao livro, perde na riqueza dos pormenores (o que era inevitavel), mas ainda assim, gostei bastante. Nota negativa apenas para os ratitos que andavam a passear-se no cinema (e que ate fizeram uma incursao num saco de comida de uma senhora sentada perto de mim...)!!
E pronto, muito, muito resumidamente, foi este o meu ultimo mes!
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
I´m back!!!
Recebida com uma bela chuvada, claro esta...
Tenho muita coisa para postar, mas ainda não vai ser esta noite. É hora de desfazer malas e relaxar. Em breve...
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Ate para o Ano!
Ate para o ano!
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Fresquinho, fresquinho...
E estas temperaturas sao referentes as 10h da manha:

Daqui se conclui que por aqui estao somente 3 / 3.3 graus negativos, o que a juntar ao vento de Nordeste, torna o frio (quase) insuportavel!
E as 7.30h da manha, de bicicleta para o trabalho, nem vos digo nem vos conto!!!
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Estocolmo
A conferencia decorreu na antiga fabrica da Ford, onde se fabricava e montava o famoso modelo T, nos anos 30. O edificio esta convertido, sem que se perca a sensacao do que era. Gostei muito do design do espaco.
Impressoes sobre a cidade:
Frio, bastante frio, mas ainda assim, estava a espera de pior (temperaturas entre os 0 e os -2). Como nao havia vento, suportava-se bem;
A cidade e muitissimo organizada, impecavelmente limpa e sem predios degradados (que eu visse);
Vida e substancialmente mais cara, so da para ir passar um fim-de-semana alargado, mais do que isso implica ruina financeira;
Muito conscientes ambientalmente. Reciclagem em todo o lado (o quarto de hotel tinha caixote de lixo com separacoes para reciclagem, nao tinha embalagens de shampoos e sabonetinhos, o cartao de acesso ao quarto era de madeira, entre outros pequenos sinais de preocupacao ambiental) e em quase todos os locais em que passei notei a tentativa de trazer o ambiente exterior e a natureza para dentro das casas e edificios.
Sem duvida que e uma cidade a que voltarei, com mais tempo e com o meia-laranja, para explorar devidamente.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Mais uma pausa
O dia comeca as 8h,
Anoitece pelas 14.30h e
A temperatura maxima prevista e negativa!!
Socorro!
Por outro lado, nao conheco, nunca la estive, por isso... vamos a isto!
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
viver em Amesterdao
Algumas coisas vou contando aqui ou deixando transparecer das minhas aventuras diarias e do meu dia-a-dia, mas obviamente as descrições de determinados aspectos ficam de fora. Assim, decidi resumir algumas “informações uteis”.
Espero que estes dados sejam úteis a quem procure esclarecimento. Se precisarem de mais informação, mandem e-mail que eu tento responder.
Aviso prévio: tudo e feito por marcação. Em lado nenhum se pode simplesmente aparecer, tirar um numero e esperar. Sem marcação, não há nada para ninguém....
Burocracias:
Há uma paragem obrigatória, sem a qual nada feito para arranjar emprego. Ter um Sofi number (numero de SS e NIF num só). Mas para as autoridades locais darem o Sofi number tem de ser ter morada e contrato de trabalho, o que as vezes se pode tornar um pouco complexo de gerir em termos logísticos.
Passo seguinte, abrir conta bancaria. Só e preciso o Sofi nr. e comprovativo de morada.
Depois, proceder ao registo na Câmara Municipal (quando se tiver casa, claro), dando a conhecer que se esta a viver em determinado sitio (para efeito de pagamento de impostos) e para tudo estar ok, mesmo não sendo obrigatório para nós, convem ir também ao IND (serviços de emigraçao e legalizaçao), depois de já se ter trabalho e caso se fique mais de tres meses.
Facultativamente, mas será aconselhável, ir ao Consulado informar o Estado que estão por ca... (compreendo melhor agora as filas a porta do SEF na Ant. Augusto de Aguiar...). Nem imaginam o que e se forem dos EUA... um pesadelo!
Alojamento e despesas associadas:
O preço das casas varia muito conforme a região do Pais. Em Amesterdão, comprar e caro, muito caro! A volta de 320.000/350.000 euros por um T2 (em zonas simpáticas).
Para quem conseguir ter taxa de esforco para comprar a estes precos, o pagamento mensal nao sai assim tao caro como poderia parecer, dado que os impostos reembolsam por mes uma percentagem consoante o que se ganha/paga de imposto, assim quem mais recebe e mais impostos paga, mais recebe ao fim do mes de volta, digamos que em 1200 euros de hipoteca mensal, recebe-se 400 euros de volta.
O arrendamento, por outro lado, não e barato, mas se comparado com os preços de Lisboa, não e assim tão descabido (principalmente tendo em conta a diferença salarial). Eu moro a 10 mns da Centraal Station, no Jordaan, num apartamento duplex de 85 metros com 3 assoalhadas e pago 1.350 euros por mês, sem as “utilities” incluídas. E sei de varias pessoas que vivem no centro, ou perto, com rendas entre os 700 e os 1200. As áreas são ligeiramente mais pequenas, mas da perfeitamente. Pode não ser evidente ou imediato, mas arranja-se com alguma paciência ou com a agencia certa.
Para quem não quer/pode arrendar casa, há sempre a hipótese de partilhar casa com outros estudantes/trabalhadores. Os preços variam entre os 250 e os 500 euros, dependendo da localização e das condições. Se vierem em estudo, e sempre possível tentar as residências universitárias (preços a volta de 300 euros por mês, mas tem boas condições).
Gás/agua/electricidade. Paga-se um valor fixo todos os meses (estimativa) e no final do ano há um acerto. O que se paga a mais no Verão serve para compensar o extra dos aquecimentos no Inverno. Para uma pessoa sozinha, cerca de 70 euros por mês. Para uma família de 3, cerca de 125 euros/mês (claro que isto também depende do quão bem isolada e a casa)!
Seguro da casa. Não e obrigatório. Muitos bancos oferecem quando se abre conta bancaria. Não e caro, mas não conheço valores certos, acho que anda a volta de 100/150 euros/ano.
Condomínio: os valores dependem, como em PT. depende do contrato de arrendamento.
Ha impostos municipais que poderão ter de suportar, dependendo do contrato. Contem com cerca de 200 euros /ano.
Adicionem as despesas de tv e internet (a viver no estrangeiro tem de ter skype senão não ganham para a conta de telemóvel) - 50 euros / mês.
Empregada. Aqui, custa 10 euros a hora. Doi, mas e assim.
Salarios:
Muito dificil dar numeros. Depende muito dos anos de experiencia, das empresas por onde se esteve e da area. O salario minimo sao 1.200 euros/mes, o que da na mao cerca de 800 euros. Ja da para ter uma ideia.
Saude:
Ter seguro de saúde é obrigatório.
Há empresas que pagam o seguro aos trabalhadores, outras não. O valor mínimo ronda os 90 euros por mês.
Eventualmente é melhor fazer o cartão europeu de saúde (na Segurança Social) antes de vir e enquanto se nao se estiver a trabalhar, depois tem de se fazer o seguro de saúde normal!
Impostos:
Muito simplificado, há 4 escalões (não vou traduzir, tenham santa paciência):
The first bracket: 33.65% on the first € 17,319. This rate comprises 2.50% tax and 31.15% social security contributions.
The second bracket: 41.40% on the next € 13,803. This rate comprises 10.25% tax and 31.15% social security contributions.
The third bracket: 42% on the next € 21,942. This rate consists solely of tax.
The fourth bracket: 52% on the excess. This rate also consists solely of tax.
Para mais informações vejam: http://www.minfin.nl/en/subjects,taxation/income-tax
Existe aqui um beneficio fiscal chamado “30% ruling” que, basicamente pode significar que trabalhadores emigrantes qualificados (salários anuais acima de 50.000 euros, com bom c/v e experiência) possam receber quase 1/3 do seu ordenado sem quaisquer impostos, aplicando-se ao remanescente os escalões correspondentes, como se não houvesse beneficio).
Transportes/carro
Não trazer o carro. Se a permanência for superior a um ano, a legalização e obrigatória e e cara. Em geral, a rede de comboios e muito boa e se viverem perto do trabalho (não e impossível) não precisam mesmo de carro para nada! De resto, as bicicletas fazem o servico lindamente, so uma questao de habito. Encaixem o dinheirinho, poupam nos seguros, não tem problemas com estacionamento, etc, etc..
Segundo ja me informaram, a legalizacao do carro, se se fizer nos seis meses apos a chegada ao pais custa o valor da revisao, menos de 200 euros. A este valor acresce o imposto trimestral de circulacao cerca de 100 euros por trimestre mais o seguro 700 euros/anuais.
Infantário
O Estado paga uma parte, dependendo do rendimento dos pais, que pode ir ate 2/3.
Mesmo com estas comparticipações contem com 1000 euros por mês, a vossa conta, se quiserem deixar uma criancinha num infantário 5 dias por semana. Depende do sitio onde morarem e numero de infantários, mas pode ser esse o numero.
Segundo um contributos nos comentarios, a creche custa em media seis euros por hora (assim a mais baratinha), e obrigatorio pagar 10 horas diarias. Isto a cinco dias por semana perfaz 1200 euros mensais em media. Resultado, nao ha nenhuma crianca holandesa que va 5 dias por semana a creche, tendo em conta que a media de criancas por familia e acima das duas... e fazer as contas.
Custo de vida (em geral):
Necessidades basicas (comida no supermercado, electricidade, agua e outros) - o mesmo preco que em Portugal (senao mais barato em algumas coisas). Ha algumas excepcoes. O peixe, por exemplo, e mais caro.
Cultura, luxos (cinemas, teatros, copos, jantares fora, concertos, etc...) - 20 a 30% mais caro.
E sim, toda a gente (99,9%, diria) fala Inglês.
E se alguem se lembrar de mais algo relevante, diga que eu acrescento.
Para quem procura saber como e a vida, como pulsa a cidade... entao leiam mais do blog e creio que nele transparece muito claramente o que, para mim, e Amesterdao.
Para mais, e vir ate ca e descobrir com os proprios olhos...
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Scones & Elfos (parte III)
Um jantar muito especial, em que aprendi a fazer sushi, viciei alguem em Wasabi, ri bastante e descomprimi de um voo bem mais alargado que o previsto.
Muito bom, como de costume!
O Porto
Sabado estava a chover e fomos a Serralves. Vou tentar nao ser muito destrutiva em relacao a pseudo exposicao que decorre neste momento. Devo ser eu que nao tenho a minha sensibilidade artistica desenvolvida, mas aquilo, para mim, nao valeu a sola gasta... pneus no meio da sala, caixas de cartao empilhadas e vidros estilhaçados "ao acaso" no chao, compunham o conteudo de uma exposicao descrita muito pomposamente. Pfff...
Mas o almoço estava muito bom e os jardins são realmente fantásticos.
O tempo entretanto tinha melhorado e voltamos ao centro da cidade para passear.
Domingo de manhã fomos ao Stock Market, que estava no Museu da Alfandega e andamos as compras... passeamos na Ribeira, fomos a Casa da Musica, passeámos mais um pouco no centro e jantamos perto do Hotel.
Infelizmente, segunda e terça feira foram dias de trabalho, mas ainda consegui ir ao Norte Shopping e ter uma noite maravilhosa com uma amiga e o marido dela, que não via desde que me mudei para Amesterdão.
All and all, foram uns dias muito bem passados!
Patinagem no gelo
Prova superada.
O C. ao fim de 5 mns ja andava por ali a deslizar como se nao tivesse ciencia nenhuma o equilibrio em cima de uma lamina de ferro no gelo, enquanto que eu e a R. ja tivemos um pouco mais de dificuldades. Mas nenhuma caiu e ao fim de 40 mns e muita dor de pernas e pes depois, la nos orientavamos pelo gelo.
Agora e so repetir com mais gente!
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Mudanca de ares
Até a proxima 4a feira, estarei pelo Porto!!Imagem roubada ao Meloes (sem autorizacao nem nada, xiii, que vergonha...)
Scones & Elfos (Parte II)
Melhor dizendo, vimos a 1a parte da Parte II...
Ha um problema recorrente nestas coisas, que é o de se combinar ver um filme e antes de realmente o comecar a ver, conversa-se, petisca-se, conversa-se, bebe-se, janta-se, bebe-se, fuma-se (muito se fuma em eventos sociais), conversa-se, ve-se fotos... tudo e mais um par de botas em vez de ver o filme! O que invariavelmente significa começar, muito mais tarde do que o previsto, com o que deveria ser o programa principal da noite...
Mas enfim, a continuacao da saga teve lugar ontem, desta vez em minha casa (ja era mais do que altura). La deixamos o Frodo para tras e seguimos a Irmandade do Anel pela Terra Media. Mas durou pouco...
Depois de tanta farra antes do filme, o cansaço da semana e os excessos do jantar começou a abater os convivas um por um... primeiro a R. pos-se muito aninhada e adormeceu, a Princesa seguiu-se e quando o primeiro cd acabou, achamos que era boa ideia deixar o resto do filme para outro dia...
Onde e quando é a proxima sessão?
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Assustar as criancinhas


E estas fotos sao muito favorecedoras!
terça-feira, 27 de novembro de 2007
E ao fim de mais de um mes de espera
A musica agora vai comigo para todo o lado. Deixei de ser a unica pessoa que conhecia sem um ipod. Ingressei na modernidade musical...