A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CM

Pois e, parece que aqui a Yours Truly, apareceu na revista de domingo do Correio da Manha a proposito de um artigo acerca de Portugueses emigrados que tem blogs na net e que foca a importancia ou relevancia dos blogs nessa experiencia mais alargada.

Contribui com todo o prazer ao pedido da Calamity , que ja tive o prazer de conhecer ao vivo e a cores e o resultado ja foi publicado. Ainda nao consegui obter uma copia do artigo em causa, mas se o conseguir arranjar, publico aqui!

O fim-de-semana

O fim-de-semana em Roterdao comecou bem, logo na 6a feira a tarde, num passeio pela cidade com o meia-laranja. As 21h fomos ter com a malta do SEF no Restaurante do Hotel New York



O jantar foi optimo e o restaurante era muito giro. Pedimos umas entradas de marisco (que eram razoaveis, mas come-se indubitavelmente melhor marisco em Sesimbra e Setubal) e todo o jantar foi tambem bem regado, animando as hostes para a noite que se avizinhava.

De seguida, somos surpreendidos com uma reserva para uma actividade que envolvia speedboats e frio!!! E a verdade e que foi memoravel... Roterdao vista do rio Maas a noite num speedboat com companhia bem disposta foi uma surpresa que veio engrandecer indubitavelmente a noite dos "farrapos" tugas. E os barcos fazem servico de taxi normal, o que ainda tem mais piada ainda.

A R. mi amor e que organizou quer o jantar quer os barcos, por isso esteve sem duvida em grande nivel. Claro que, sorte das sortes, na 6a feira, estava a decorrer, na doca onde embarcamos, uma festa da empresa que gere os barcos, pelo que os "farrapos" nao se fizeram rogados, infiltramo-nos na festa e estivemos a curtir a grande numa festa que nao era nossa! Muito bem recebidos, ainda houve que ficasse bem perto de ter nodoas negras com as investidas alcoolicamente regadas de uma Holandesa...

A noite acabou na discoteca Baja, que desaconselho vivamente... a nao ser para quem gosta de discotecas que tentam recriar La Movida espanhola de Ibiza, com palmeiras de plastico e barmans e barmaids de calcoes de banho / bikinis e musica do piorzinho que se pode imaginar!!

Quanto ao festival em si, valeu muito a pena! Sabado fui ver 3 filmes, a saber:

Ploy - Filme Tailandes. Gostei bastante, nao tinha grandes expectativas, mas a critica era boa, por isso arriscamos. Analisa as relacoes conjugais, os seus vazios e os seus conflitos, tomando apenas o exemplo de um casal e num periodo de tempo muito limitado, 1 dia. Aposta ganha, filme a ver se alguma vez chegar a entrar no circuito comercial.

De Stille vor Bach - Filme Espanhol mas falado parcialmente em Castelhano e Alemao. O argumento e dificil de explicar, mas no fundo usa-se a musica de Bach como pano de fundo para demonstrar como a musica (neste caso, dele, mas creio que se poderia fazer o mesmo exercicio com outros compositores) classica ainda perspassa muitas vidas e influencia muita gente, tanto tempo depois. Nao achei um filme facil, mas gostei.

Ainda Orangotangos - Filme brasileiro realizado integralmente num so take. Conta varias historias de pessoas diferentes, que ao longo do filme se relacionam e cruzam. Muito boa ideia e boa execucao, ainda que para mim tenha pecado por um certo excesso de caricaturizacao. De qualquer forma, a ver se chegar ao circuito comercial. Estreia internacional, o realizador esteve a conversa com o publico e respondeu a questoes, o que foi bastante interessante. Fiquei a gostar mais do filme depois disso.

Depois de uma tarde de cinema intensa e interessante, fomos jantar a um restaurante Portugues (La cuisine - sim, ninguem diria pelo nome) onde se comeu MUITO e BEM, mas onde a conta tambem esteve ao nivel da quantidade e qualidade... ate me doeu a alma!!!

Finalmente, e para fechar a estadia em beleza, fomos ate a uma das festas do festival, cuja entrada era apenas controlada pela exibicao de um dos canhotos de um filme do festival! Impecavel! A musica nao estava ma, mas um pouco monotona para os meus ouvidos (que gostam de ser estimulados com musica variada), pelo que o cansaco venceu e regressamos a Amesterdao, onde chegamos as 5.00h!!!

Obviamente, Domingo foi dia de recuperacao!!!

Mas ainda fui ver Cloverfield! Sim, os filmes de Sabado nao chegavam... Surpreendeu-me pela positiva. Confesso que as expectativas eram baixas e que ate gostei bastante. Tem a sua dose de cliche e de imitacao do "Blair Witch Project", mas nao e nada mau!!

E pronto, inevitavalmente chegou 2a feira! Mas foi um fim-de-semana fantastico! Bem aproveitadinho ate ao fim!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Este fim-de-semana

Rotterdam International Film Festival


Ah pois e!! La vou eu, o meia-laranja e o SEF (Sempre Em Festa - grupo que mobiliza as hostilidades do grupo Tuga), este fim-de-semana, recambiados para Roterdao para "papar" filmes..

Que grande macada!!!

See U daqui a uns dias, com todos os pormenores.

A arvore de Anne Frank


"As árvores morrem de pé. Com dignidade. Mesmo que tenham entre 150 e 170 anos, 27 toneladas e um fungo letal que lhe corrói os "ossos". É o caso do castanheiro de Anne Frank, bem no centro de Amesterdão - a árvore que a jovem holandesa judia mirava, quando escondida, durante 25 meses, num sótão, com a família, para fugir à insanidade nazi (1939-45).Podem aqueles troncos ser história? História? Podem. E assim o entendeu um grupo de empenhados cidadãos holandeses, que, depois de a hipótese ser aventada em 2007, mobilizou esforços nacionais e internacionais para impedir a morte da árvore, com recurso à serra eléctrica. Espécie de meu - dela - pé de laranja lima, ao qual tudo se desabafa, mas numa versão real e trágica (Anne acabaria por morrer no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha), o castanheiro foi salvo in extremis. Ao contrário da sua menina, cujos dias alegrava, e que acabaria por morrer vítima de tifo.Mantê-la viva durante, pelo menos, mais cinco, dez, 15 anos, no máximo, vai custar caro, mas não têm preço estas palavras: «Quase todas as manhãs vou ao sótão tirar a poeira dos meus pulmões. Do meu lugar favorito no chão, olho para o céu azul e o castanheiro desfolhado, em cujos galhos brilham pequenas gotas de chuva, como prata, vejo ainda gaivotas e outros pássaros que deslizam no vento. Enquanto isto existir, e quero viver para ver, estes raios de sol o céu azul - enquanto isto durar, não poderei ser infeliz.»Custar caro significa o quê? Isto, a sair dos bolsos da Fundação de Apoio à Árvore de Anne Frank: 50 mil euros para uma estrutura metal que manterá a árvore de pé; 20 mil euros para os cuidados necessários e outros dez mil anuais para a manutenção. Entretanto, várias amostras do castanheiro foram já retiradas, por forma a deixá-las crescer numa espécie de berçário, para o caso de ser imperiosa a substituição. Concomitantemente, vão ser testados alguns medicamentos susceptíveis de matar o agente causador da infecção, que a deixou parcialmente podre.Para este desfecho foi necessária a arbitragem legal. De um lado, ecologistas e guardadores de memórias, ecologistas ciosos; do outro, o proprietário, em cujo jardim a árvore se agigantou, temendo a queda e eventuais danos humanos e materiais; no meio, o douto magistrado. Que, sensibilizado, decidiu: salve-se!"


No jornal Publico de hoje

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O regresso a casa

Depois do jantar de fondue conseguiu ser quase tao memoravel quanto o jantar em si...

Estava eu, o meia-laranja e o F. a caminho de casa, cada um na sua bina, quando o meia-laranja para a bina dele porque estava a sentir um dos pedais meio solto... depois de uma breve inspeccao, confirmou-se o prognostico, o pedal estava mesmo a soltar-se, pelo que foi apertado a mao e la seguimos caminho.

200 metros a frente, so vejo o pedal da bina dele cair e ele ficar a pedalar em seco!! Depois de andarmos de rabo para o ar a procura da porca de encaixe do pedal, la guardamos o pedal e a porca e decidimos inovar... dissemos ao F. para seguir para casa (ha quem trabalhe as 6as feiras) e fomos o resto do caminho muito agarradinhos, um a pedalar por dois e o outro a boleia, montado na bina, mas sem pedalar. O que nos rimos da nossa figura.... quando era a direito nas ciclovias, tudo facil, mas quando apanhavamos subidas, semaforos ou mudancas de direccao o caso tomava um aspecto bem diferente...

La chegamos, bem dispostos e vivos a casa, e com mais uma historia daquelas que so mesmo a nos...

Fondue

Na quinta-feira passada, e em jeito de despedida provisoria (a nossa Rainha abandonou-nos por 6 semanas e anda, formosa e nao segura, pelas terras dos cowboys) o SEF foi jantar ao Restaurante Fondue & Fondue, na Overtoom. Fondue de carne para alguns, fondue de peixe para outros e fondue de chocolate para todos!

Confesso que tendo pedido fondue de peixe, quase nao fiz uso do conceito de fondue, porque o salmao e o atum estavam tao fresquinhos que foi mais sashimi que fondue, mas enfim...

Muito bom jantar, optima sobremesa (tempo de porcaria, mas nada de surpreendente) e mais uma noite em boa companhia abriram o apetite para o fim-de-semana!

Fotos nao ha, o F. fartou-se (como de costume) de tirar fotos, por isso pode ser que ainda aparecam no cantinho dele.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O ultimo mes

Passou num instante...

Ainda antes de regressar a Portugal fui ver "I am Legend" e confesso-me desiludida... Comecou bem mas descambou a partir de meio, confesso que tinha altas espectativas em relacao a este filme e nao se concretizaram. Esperava mais e melhor.... E vi tambem o "The Golden Compass" e gostei! O meia-laranja nao achou muita piada, mas eu ca ja fico a espera da parte II...

O regresso a Portugal que durou mais do que o normal, nao foi suficiente para ver toda a gente que queria. (nada de novo)
Nao vi a Rita nem a Catarina, nao fui ao meu antigo trabalho rever colegas, nao consegui combinar nada com a Vanda e com o Rui, nao vi o Jorge e os filhos, nao estive mais tempo com a Natalia, nao estive com a Magda, Guilherme, Pedro e Marta, Livia e Joao... enfim, a lista e longa! Mas chego a conclusao que por muitos dias que tenha, o tempo foge-me entre os dedos e fico sempre com sentimentos de culpa por nao ter conseguido estar com toda a gente que me faz falta e em quem penso...

A minha sobrinha e a minha afilhada estao enormes e LINDAS (daqui a 2 anos mando vir uma coisa destas, se puder e conseguir)

Estive num jantar de bloggers com o meia-laranja que foi muito giro!! Foi uma optima primeira experiencia, so foi pena eu estar tao arrasada que me "cortei" a saida nocturna...

A familia reuniu-se como de costume para os festejos natalicios, sabe sempre bem regressar as raizes e repetir certos rituais que nunca nos cansam.

Vi uns filmezinhos no cinema - ja estava com saudades de legendas em PT (Eastern Promisses - gostei da interpretacao do Viggo Mortensen mas nao gostei muito do filme / Jogos de Poder - muito bom, gostei imenso / Cassandra's Dream - achei-o dos filmes mais fraquitos do Woody Allen)

Li os dois livros que me deram como prenda de Natal (Rio das Flores e Kafka a Beira-Mar. Adorei os dois, muito diferentes em historia e estilo, mas ambos livros a nao perder, sicneramente. Acrescentem as vossas listinhas... ehehe)

Fechei 2007 e abri 2008 com chave de ouro (A VIAJAR) - fui com o meia-laranja passar o ano a Praga (isso dara outro post)

E ja aqui em Amesterdao fui ver o filme "The Kite Runner", cujo livro li ha uns poucos meses e adorei! E o filme e bastante bom!!! Fiel ao livro, perde na riqueza dos pormenores (o que era inevitavel), mas ainda assim, gostei bastante. Nota negativa apenas para os ratitos que andavam a passear-se no cinema (e que ate fizeram uma incursao num saco de comida de uma senhora sentada perto de mim...)!!

E pronto, muito, muito resumidamente, foi este o meu ultimo mes!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

I´m back!!!

Quase um mes depois de ter partido, e mais tarde do que o inicialmente previsto, estou de volta a Amesterdao!

Recebida com uma bela chuvada, claro esta...

Tenho muita coisa para postar, mas ainda não vai ser esta noite. É hora de desfazer malas e relaxar. Em breve...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ate para o Ano!

Aqui vou eu de ferias, passar o Natal com a familia, conhecer gente nova e rever gente antiga...

Ate para o ano!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Fresquinho, fresquinho...

E porque tenho lido por essa blogosfera fora que esta muito frio em Lisboa e tal e ontem a minha mae se queixava, decidi partilhar este pedacito de informacao retirado dos sites oficiais...


E estas temperaturas sao referentes as 10h da manha:






Daqui se conclui que por aqui estao somente 3 / 3.3 graus negativos, o que a juntar ao vento de Nordeste, torna o frio (quase) insuportavel!

E as 7.30h da manha, de bicicleta para o trabalho, nem vos digo nem vos conto!!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Estocolmo

Foi uma estadia curta, demasiado curta para poder fazer uma apreciacao minimamente decente. Passei a maior parte do tempo fechada numa conferencia e o pouco que passeei foi entre o Hotel e o restaurante em que jantei no 2o dia...

A conferencia decorreu na antiga fabrica da Ford, onde se fabricava e montava o famoso modelo T, nos anos 30. O edificio esta convertido, sem que se perca a sensacao do que era. Gostei muito do design do espaco.

Impressoes sobre a cidade:
Frio, bastante frio, mas ainda assim, estava a espera de pior (temperaturas entre os 0 e os -2). Como nao havia vento, suportava-se bem;

A cidade e muitissimo organizada, impecavelmente limpa e sem predios degradados (que eu visse);

Vida e substancialmente mais cara, so da para ir passar um fim-de-semana alargado, mais do que isso implica ruina financeira;

Muito conscientes ambientalmente. Reciclagem em todo o lado (o quarto de hotel tinha caixote de lixo com separacoes para reciclagem, nao tinha embalagens de shampoos e sabonetinhos, o cartao de acesso ao quarto era de madeira, entre outros pequenos sinais de preocupacao ambiental) e em quase todos os locais em que passei notei a tentativa de trazer o ambiente exterior e a natureza para dentro das casas e edificios.

Sem duvida que e uma cidade a que voltarei, com mais tempo e com o meia-laranja, para explorar devidamente.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mais uma pausa

A partir de amanha, e ate 6a feira, estarei em Estocolmo onde, nesta altura do ano :

O dia comeca as 8h,
Anoitece pelas 14.30h e
A temperatura maxima prevista e negativa!!

Socorro!

Por outro lado, nao conheco, nunca la estive, por isso... vamos a isto!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

viver em Amesterdao

Estranhamente.... não estranhamente, talvez surpreendentemente, quase todas as semanas tenho recebido emails de portugueses, ainda em Portugal, que querem “dar o salto” para fora e me colocam algumas questões praticas sobre a vida ca. Ou porque descobriram este blog, ou por via do Mind this Gap, onde postei a minha experiencia.

Algumas coisas vou contando aqui ou deixando transparecer das minhas aventuras diarias e do meu dia-a-dia, mas obviamente as descrições de determinados aspectos ficam de fora. Assim, decidi resumir algumas “informações uteis”.

Espero que estes dados sejam úteis a quem procure esclarecimento. Se precisarem de mais informação, mandem e-mail que eu tento responder.

Aviso prévio: tudo e feito por marcação. Em lado nenhum se pode simplesmente aparecer, tirar um numero e esperar. Sem marcação, não há nada para ninguém....

Burocracias:
Há uma paragem obrigatória, sem a qual nada feito para arranjar emprego. Ter um Sofi number (numero de SS e NIF num só). Mas para as autoridades locais darem o Sofi number tem de ser ter morada e contrato de trabalho, o que as vezes se pode tornar um pouco complexo de gerir em termos logísticos.

Passo seguinte, abrir conta bancaria. Só e preciso o Sofi nr. e comprovativo de morada.
Depois, proceder ao registo na Câmara Municipal (quando se tiver casa, claro), dando a conhecer que se esta a viver em determinado sitio (para efeito de pagamento de impostos) e para tudo estar ok, mesmo não sendo obrigatório para nós, convem ir também ao IND (serviços de emigraçao e legalizaçao), depois de já se ter trabalho e caso se fique mais de tres meses.

Facultativamente, mas será aconselhável, ir ao Consulado informar o Estado que estão por ca... (compreendo melhor agora as filas a porta do SEF na Ant. Augusto de Aguiar...). Nem imaginam o que e se forem dos EUA... um pesadelo!

Alojamento e despesas associadas:
O preço das casas varia muito conforme a região do Pais. Em Amesterdão, comprar e caro, muito caro! A volta de 320.000/350.000 euros por um T2 (em zonas simpáticas).

Para quem conseguir ter taxa de esforco para comprar a estes precos, o pagamento mensal nao sai assim tao caro como poderia parecer, dado que os impostos reembolsam por mes uma percentagem consoante o que se ganha/paga de imposto, assim quem mais recebe e mais impostos paga, mais recebe ao fim do mes de volta, digamos que em 1200 euros de hipoteca mensal, recebe-se 400 euros de volta.

O arrendamento, por outro lado, não e barato, mas se comparado com os preços de Lisboa, não e assim tão descabido (principalmente tendo em conta a diferença salarial). Eu moro a 10 mns da Centraal Station, no Jordaan, num apartamento duplex de 85 metros com 3 assoalhadas e pago 1.350 euros por mês, sem as “utilities” incluídas. E sei de varias pessoas que vivem no centro, ou perto, com rendas entre os 700 e os 1200. As áreas são ligeiramente mais pequenas, mas da perfeitamente. Pode não ser evidente ou imediato, mas arranja-se com alguma paciência ou com a agencia certa.

Para quem não quer/pode arrendar casa, há sempre a hipótese de partilhar casa com outros estudantes/trabalhadores. Os preços variam entre os 250 e os 500 euros, dependendo da localização e das condições. Se vierem em estudo, e sempre possível tentar as residências universitárias (preços a volta de 300 euros por mês, mas tem boas condições).

Gás/agua/electricidade. Paga-se um valor fixo todos os meses (estimativa) e no final do ano há um acerto. O que se paga a mais no Verão serve para compensar o extra dos aquecimentos no Inverno. Para uma pessoa sozinha, cerca de 70 euros por mês. Para uma família de 3, cerca de 125 euros/mês (claro que isto também depende do quão bem isolada e a casa)!

Seguro da casa. Não e obrigatório. Muitos bancos oferecem quando se abre conta bancaria. Não e caro, mas não conheço valores certos, acho que anda a volta de 100/150 euros/ano.

Condomínio: os valores dependem, como em PT. depende do contrato de arrendamento.

Ha impostos municipais que poderão ter de suportar, dependendo do contrato. Contem com cerca de 200 euros /ano.

Adicionem as despesas de tv e internet (a viver no estrangeiro tem de ter skype senão não ganham para a conta de telemóvel) - 50 euros / mês.

Empregada. Aqui, custa 10 euros a hora. Doi, mas e assim.

Salarios:
Muito dificil dar numeros. Depende muito dos anos de experiencia, das empresas por onde se esteve e da area. O salario minimo sao 1.200 euros/mes, o que da na mao cerca de 800 euros. Ja da para ter uma ideia.

Saude:
Ter seguro de saúde é obrigatório.
Há empresas que pagam o seguro aos trabalhadores, outras não. O valor mínimo ronda os 90 euros por mês.
Eventualmente é melhor fazer o cartão europeu de saúde (na Segurança Social) antes de vir e enquanto se nao se estiver a trabalhar, depois tem de se fazer o seguro de saúde normal!

Impostos:
Muito simplificado, há 4 escalões (não vou traduzir, tenham santa paciência):

The first bracket: 33.65% on the first € 17,319. This rate comprises 2.50% tax and 31.15% social security contributions.
The second bracket: 41.40% on the next € 13,803. This rate comprises 10.25% tax and 31.15% social security contributions.
The third bracket: 42% on the next € 21,942. This rate consists solely of tax.
The fourth bracket: 52% on the excess. This rate also consists solely of tax.

Para mais informações vejam: http://www.minfin.nl/en/subjects,taxation/income-tax

Existe aqui um beneficio fiscal chamado “30% ruling” que, basicamente pode significar que trabalhadores emigrantes qualificados (salários anuais acima de 50.000 euros, com bom c/v e experiência) possam receber quase 1/3 do seu ordenado sem quaisquer impostos, aplicando-se ao remanescente os escalões correspondentes, como se não houvesse beneficio).

Transportes/carro
Não trazer o carro. Se a permanência for superior a um ano, a legalização e obrigatória e e cara. Em geral, a rede de comboios e muito boa e se viverem perto do trabalho (não e impossível) não precisam mesmo de carro para nada! De resto, as bicicletas fazem o servico lindamente, so uma questao de habito. Encaixem o dinheirinho, poupam nos seguros, não tem problemas com estacionamento, etc, etc..

Segundo ja me informaram, a legalizacao do carro, se se fizer nos seis meses apos a chegada ao pais custa o valor da revisao, menos de 200 euros. A este valor acresce o imposto trimestral de circulacao cerca de 100 euros por trimestre mais o seguro 700 euros/anuais.

Infantário

O Estado paga uma parte, dependendo do rendimento dos pais, que pode ir ate 2/3.
Mesmo com estas comparticipações contem com 1000 euros por mês, a vossa conta, se quiserem deixar uma criancinha num infantário 5 dias por semana. Depende do sitio onde morarem e numero de infantários, mas pode ser esse o numero.

Segundo um contributos nos comentarios, a creche custa em media seis euros por hora (assim a mais baratinha), e obrigatorio pagar 10 horas diarias. Isto a cinco dias por semana perfaz 1200 euros mensais em media. Resultado, nao ha nenhuma crianca holandesa que va 5 dias por semana a creche, tendo em conta que a media de criancas por familia e acima das duas... e fazer as contas.

Custo de vida (em geral):
Necessidades basicas (comida no supermercado, electricidade, agua e outros) - o mesmo preco que em Portugal (senao mais barato em algumas coisas). Ha algumas excepcoes. O peixe, por exemplo, e mais caro.

Cultura, luxos (cinemas, teatros, copos, jantares fora, concertos, etc...) - 20 a 30% mais caro.


E sim, toda a gente (99,9%, diria) fala Inglês.

E se alguem se lembrar de mais algo relevante, diga que eu acrescento.

Para quem procura saber como e a vida, como pulsa a cidade... entao leiam mais do blog e creio que nele transparece muito claramente o que, para mim, e Amesterdao.

Para mais, e vir ate ca e descobrir com os proprios olhos...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Scones & Elfos (parte III)

Finalmente conseguimos acabar "As duas Torres"!!!

Um jantar muito especial, em que aprendi a fazer sushi, viciei alguem em Wasabi, ri bastante e descomprimi de um voo bem mais alargado que o previsto.

Muito bom, como de costume!

O Porto

O fim-de-semana no Porto foi passado com os meus pais, a matar saudades.

Sabado estava a chover e fomos a Serralves. Vou tentar nao ser muito destrutiva em relacao a pseudo exposicao que decorre neste momento. Devo ser eu que nao tenho a minha sensibilidade artistica desenvolvida, mas aquilo, para mim, nao valeu a sola gasta... pneus no meio da sala, caixas de cartao empilhadas e vidros estilhaçados "ao acaso" no chao, compunham o conteudo de uma exposicao descrita muito pomposamente. Pfff...
Mas o almoço estava muito bom e os jardins são realmente fantásticos.

O tempo entretanto tinha melhorado e voltamos ao centro da cidade para passear.

Domingo de manhã fomos ao Stock Market, que estava no Museu da Alfandega e andamos as compras... passeamos na Ribeira, fomos a Casa da Musica, passeámos mais um pouco no centro e jantamos perto do Hotel.

Infelizmente, segunda e terça feira foram dias de trabalho, mas ainda consegui ir ao Norte Shopping e ter uma noite maravilhosa com uma amiga e o marido dela, que não via desde que me mudei para Amesterdão.

All and all, foram uns dias muito bem passados!

Patinagem no gelo

Ainda antes de ir para o Porto, estreei-me numa pista de gelo artificial. Fui eu, a R. e o C. tentar manter o equilibrio e nao cair de rabo...

Prova superada.

O C. ao fim de 5 mns ja andava por ali a deslizar como se nao tivesse ciencia nenhuma o equilibrio em cima de uma lamina de ferro no gelo, enquanto que eu e a R. ja tivemos um pouco mais de dificuldades. Mas nenhuma caiu e ao fim de 40 mns e muita dor de pernas e pes depois, la nos orientavamos pelo gelo.

Agora e so repetir com mais gente!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mudanca de ares

Até a proxima 4a feira, estarei pelo Porto!!

Imagem roubada ao Meloes (sem autorizacao nem nada, xiii, que vergonha...)

Scones & Elfos (Parte II)

The Two Towers

Melhor dizendo, vimos a 1a parte da Parte II...

Ha um problema recorrente nestas coisas, que é o de se combinar ver um filme e antes de realmente o comecar a ver, conversa-se, petisca-se, conversa-se, bebe-se, janta-se, bebe-se, fuma-se (muito se fuma em eventos sociais), conversa-se, ve-se fotos... tudo e mais um par de botas em vez de ver o filme! O que invariavelmente significa começar, muito mais tarde do que o previsto, com o que deveria ser o programa principal da noite...

Mas enfim, a continuacao da saga teve lugar ontem, desta vez em minha casa (ja era mais do que altura). La deixamos o Frodo para tras e seguimos a Irmandade do Anel pela Terra Media. Mas durou pouco...

Depois de tanta farra antes do filme, o cansaço da semana e os excessos do jantar começou a abater os convivas um por um... primeiro a R. pos-se muito aninhada e adormeceu, a Princesa seguiu-se e quando o primeiro cd acabou, achamos que era boa ideia deixar o resto do filme para outro dia...

Onde e quando é a proxima sessão?

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Assustar as criancinhas

O Sinterklaas e festejado no dia 5 de Dezembro de cada ano e e a festa principal para as criancas, rivalizando com o Pai Natal.

A festa tem muita piada, o Sinterklaas vem de Espanha num barco a vapor com os ajudantes e tal... mas sinceramente, acho a figura do Zwarte Piet assustadora. Este o equivalente aos duendes do Pai Natal, so que em versao Medo!
As explicacoes variam (segundo algumas fontes, o Zwart Piet e suposto ser Mouro, mas as historias para as criancas contam que ele fica preto ao descer a chamine com as prendas), mas o facto e que pintam as caras de um preto tao preto e os labios de um encarnado sangue, que o raio do rapaz fica mesmo com um aspecto tudo menos convidativo!
Ora confiram:


E estas fotos sao muito favorecedoras!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

E ao fim de mais de um mes de espera

Ja tenho o meu brinquedo novo!

A musica agora vai comigo para todo o lado. Deixei de ser a unica pessoa que conhecia sem um ipod. Ingressei na modernidade musical...