A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Sabado, 10 de Novembro

Comecou com a tipica ida ao mercado, seguida de um cineminha (sim, ja sei que me estou a tornar aborrecida).



Desta vez, fui ver Lions for Lambs, realizado pelo Robert Redford (que tambem realizou o extraordinario "Horse Whisperer") e com o proprio num dos papeis principais, acompanhado da Merryl Streep e do Tom Cruise.

Mais um filme que recomendo.

Depois do cinema fui espreitar a Affordable Art Fair com o C., a R., a T. e o B. e apesar de termos tido pouco tempo no interior (ja chegamos um pouco em cima da hora de encerramento) ainda deu para ver algumas coisas bem giras. Por acaso vi mais fotos e esculturas que nao me importava nada de levar para casa do que quadros. E infelizmente, nada do que gostei custava 100 euros, por isso, vim de maos a abanar.

Finda a feira, e porque estavamos na vespera do S. Martinho, a R. tinha combinado um jantar em casa dela. Bacalhau com broa, jeropiga e moscatel, bolinhos e entradas apetitosas, muita companhia e uma noite em grande.

Casa Peru

Fui pela primeira vez experimentar um restaurante peruano, chamado, muito apropriadamente, CASA PERU.



Deixo aqui uma amostra da decoracao interior do restaurante, para abrir o apetite:






Fomos la jantar na 6a feira (precisamente nas primeiras mesas desta foto) e tenho de confessar que a comida, a companhia e o ambiente estavam muito bons!


O empregado que nos serviu estava um bocado baralhado com os pedidos e com o funcionar da maquineta que regista os pedidos, mas de resto, tudo impecavel.

A comida era saborosissima e o o bolo de chocolates, senhores... o bolo de chocolate... e a tarte de limao... e o pudim de ovos... ai as sobremesas...

E nao ficou caro, para os padroes locais. Sem entradas mas com 2 garrafas de vinho e sobremesas, ficou por 37 euros por pessoa!

Trade

Na quinta-feira fui ao cinema ver um filme sobre o qual nada tinha ouvido falar e que, francamente, nao me inspirava grande confianca (va-se la saber como funciona a psicologia destas coisas).
Era o unico filme que comecava as horas que eu queria e por isso decidi arriscar. E era do argumentista do filme "Motorcycle Diaries"...


Confesso que adorei. Acho que a imagem aqui colocada e auto-explicativa sobre o argumento... Se quiserem saber mais, podem ver aqui.





quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Affordable Art Fair


Bonjour Blasé by Rah Crawford

Obras de arte a partir de 100 euros... uma feira de arte itinerante que ja circulou por Londres, Nova Iorque e Sydney.

De 8 a 11 de Novembro, na Westergasfabriek. Bilhetes a 12 euros. Parece-me um plano MUITO bom para este fim-de-semana. Vou definitivamente la espreitar.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cinema

Ontem aproveitei o tempo disponivel para fazer uma sessao dupla de cinema! Que saudades ja tinha. A meio da tarde, enquanto o mundo trabalha, ter a sala de cinema em silencio e (quase) so para mim...


Sem pipocas e nachos, sem os barulhos de gente a sorver coca-cola como se nao houvesse amanha, sem conversas e comentadores (eu sei que tenho muito mau feitio no que diz respeito aos barulhos no cinema, mas que querem, e mais forte do que eu).


Fui ver o Atonement:

E recomendo vivamente. Do realizador da ultima versao de "Pride & Prejudice", que tambem tinha Keira Knightley no papel principal, nao tem nada a ver com este ultimo filme. Os primeiros 10 minutos sao muito enganadores sobre o filme. Comeca light, na decada de 30, numa area rural de Inglaterra e termina no presente, com uma realidade crua e sem sentimentalismos. Uma viagem e tanto... e gostei muito do James McAvoy (o actor que faz de medico no filme "O ultimo rei da Escocia").

Apos uma pausa para esticar as pernas e libertar a cabeca, lancei-me ao filme seguinte, Michael Clayton:

Nunca tinha ouvido falar deste filme, que se passa nos meandros do mundo da advocacia e das civil actions de milhoes de dolares (lembram-se da Erin Brokovich e do metal na agua que provocava doencas?!) e que retrata o papel das grandes sociedades de advogados e das grandes multinacionais e dos respectivos "handy men" que contratam para resolver problemas...

Nao sendo um filme extraordinario (nada disso), vale bem a ida ao cinema!

A noite dos museus (II)

Comecou com um lanche reforcado em casa da R. Varias pessoas foram chegando e trazendo umas bebidas para acompanhar os petiscos. Croquetes, rissois de bacalhau...

O bolo de chocolate com cobertura de chocolate e leite condensado estava um pedaco de ceu...

E depois la partimos nas binas (muito Dutch) em direccao ao Foam. Confesso que nao fiquei especialmente impressionada pelas fotos expostas, mas gostei bastante desta:

Da exposicao de Ryan McGinley - "Celebrating Life"

Apos a visita ao museu, lancamo-nos de novo nas binas em direccao ao Theatermuseum. O edificio do museu e lindissimo...

Mas a prometida "Battle of the Dances" deixou muito a desejar... na entrada do museu o aperitivo prometia (uma senhora numas vestes bastante peculiares) mas depois ficou uma sensacao de "saber a pouco". Ainda assim, valeu a visita!

De seguida, e apos uma paragem numa "tasca" de shoarmas, na qual se teve de comer na rua porque o dono queria fechar o estabelecimento, seguimos para o CS, o Stedelijk Museum. Fomos atraidos pela exposicao de Andy Warhol, mas acabamos por ver bastantes mais coisas. Foi o museu de que mais gostei. Ficamos mesmo ate ao final (as 02.00h) e depois decidi nao ir as after-hour parties que havia por perto... parecendo que nao, o pedalar de um lado para o outro e andar nos museus cansa.

E cheguei a casa com sensacao que as minhas pernas tinham sido passadas pela 1, 2,3....

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Museumnacht

De regresso, ainda nao totalmente recuperada, regresso as actividades em forca!

Amanha a noite. Todos os museus (e mais alguns outros espacos, como salas de espectaculos e teatros) estarao, excepcionalmente, abertos ate as 2.00 am, podendo-se, com um unico bilhete, visitar o que se quiser (e conseguir).

Mais detalhes aqui.

La estarei, claro!

Como fazer amigos em 2 passos (not):

1 - ficar num Hotel com uma insonorizacao pessima;
2 - passar a noite toda a tossir e a assoar.

Resultados garantidos!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Oh senhores...

E preciso ter azar... O tempo esta bom, o primeiro dia de trabalho correu bem e podia ir lancar-me em exploracoes nocturnas nesta cidade, mas claro que nao! Continuo doente, fechada no quarto para nao piorar, com uns programas de tv manhosos por companhia e tendo jantado as 18h... Havera coisa mais deprimente?!?!
Ah, e ja nao tenho nada para ler...

domingo, 28 de outubro de 2007

Ate já

Aqui vou eu, uma vez mais, uma semana para terras de S. Majestade.

A tradição

Ainda é o que era...

Lembrei-me hoje que, quando vim para cá, por causa da mudança e das correntes de ar, fiquei com anginas ao 2º dia...

Ontem fez um ano que cheguei.

Hoje estou com anginas...

Coincidência?!

Tempo de balanco

Faz hoje um ano que aqui cheguei.

O aeroporto, as bagagens, as duvidas e incertezas.

A ANSIEDADE.

A excitacao, a descoberta, o deslumbramento.

AS SAUDADES.

A adaptacao, a tranquilidade, as certezas e a calma que finalmente se volta a instalar.

Olho para tras e nao tenho arrependimentos... e apesar de continuar sem saber para onde vou, sei que continuo a caminho e estou mais perto este ano do que ha um ano atras.


E isso faz-me feliz...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os meus mecanicos

Sao, de certeza, os mais queridos de Amesterdao.

Para alem de baratos, simpaticos e profissionais, estao sempre dispostos a dar uma ajuda extra que faz toda a diferenca....Desde emprestarem bicicletas de substituicao por umas horas a fazerem servicos pelos quais nao cobram, ja tive de tudo.

E porque a qualidade merece publicidade, a oficina, que tambem tambem aluga bicicletas, fica na Damrak, no Edificio da Beurs van Berlage, quase na Beursplein.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O frio

E porque nem tudo são rosas... hoje a temperatura máxima em Amesterdão foi de 5º!!!! Agora estão uns meros 2º... Tá cá um frio!!!!

Mais musica para os meus ouvidos

Ontem à noite, no Heineken Music Hall





Amy Winehouse

Não se lhes pode dar corda...

Claro que depois dos 5 kms a correr, a malta ficou toda excitada... e agora estão cheios de ideias!!!

Podiam querer, na próxima corrida, fazer 8 kms...

Ou até 10 kms...

Vá, pronto, 12 kms!!!

Mas não, nada disso! O objectivo agora é o de fazer a MEIA-MARATONA de Roterdão em Abril!!!!! Meia-maratona?!?!?!?!??!?! 21 KMS?!?!??!

They are out of their minds, continuo na minha...

A corrida

Domingo de manha, 11.15h, sinal de partida para a corrida... 34 minutes depois, mais morta que viva, Tuxa atravessa a linha da meta!

Um agradecimento aos companheiros de corrida, o B. e a R. sem os quais nao tinha aguentado. (Se bem que foi culpa deles eu estar tao morta, dado que impuseram uma passada bem mais rapida do que aquilo a que estou habituada).

Muito bom!!


Adenda: o resultado oficial recebido por email!

Uitslag ING Amsterdam Marathon 2007

Naam Tuxa (estava o nome real, mas Tuxa tambem serve)
Netto tijd 34:05
Bruto tijd 34:16
Snelheid 8,802 km/uur
Afstand Echo 5 kilometer
Plaats 565

um honroso 565º lugar. Não é bem o pódio, mas é o que se arranja!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

música para os meus ouvidos...

Amanha, 5ª feira, dia 18 de Outubro...



Nouvelle Vague

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Este foi um fim-de-semana bem produtivo. E cheio de sol como ha muito nao se via!

Sabado: aulas de Holandes, ida ao mercado (comprar flores, uma nova campainha e uns "alforges" para a lagartixa), beber cafe com um amigo num cafe por ele ja muito gabado e que nao gorou as expectativas (nem o cafe, nem a companhia), jantar com mais amigos, copos e danca com ainda mais amigos....

Domingo: dormir ate tarde e depois de almoco descobrir uma nova e maravilhosa utilidade para o colchao tripartido das visitas.... colocado no chao ao pe da cozinha virado para a varanda, apanha-se um solinho ma-ra-vi-lho-so!! Dormir e ganhar uma corzita ao mesmo tempo e nao fazer mais nada que nao seja preguicar, molengar e relaxar a mente e o corpo. E deixar as horas escoarem-se lentamente... perdi um piquenique no bosque, mas ontem esteve-se tao bem em casa que nao tenho arrependimentos...

De volta ao trabalho, sinto-me revigorada!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Dia 21 de Outubro

E o dia em que vai ocorrer mais uma edicao da Maratona de Amesterdao, na qual eu vou participar!!!



Bem, na verdade nao vou fazer a maratona...

E tambem nao vou fazer a meia-maratona (ainda sao 21 kms...)

Vou fazer 5 kms, que nao custa nada e sempre e uma forma diferente de passar o domingo de manha...


A Raquel (uma portuguesa que por ca vive) foi uma querida e organizou tudo e inscreveu todos os que se mostraram interessados, por isso nao havia desculpa nenhuma para nao participar!