A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


sexta-feira, 28 de março de 2008

Darjeeling Limited

Ontem foi dia de jantar e cinema.

O filme escolhido foi o Darjeeling Limited.


E devo dizer que foi uma escolha particularmente feliz! Nao com um, mas 3 personagens "igualmente principais", conseguem ter todos um protagonismo equilibrado representando irmaos com personalidades e caracteristicas bem marcadas.

O filme conta a historia de 3 irmaos bem carregados de bagagem (em todos os sentidos possiveis das expressao) em viagem espiritual pela India...

Muitissimo bom!

quinta-feira, 27 de março de 2008

O maravilhoso mundo Funda

O website www.funda.nl, é uma espécie de Casa.sapo, mas muito, muito melhor. Útil quer para procura de arrendamentos (se não for em Amesterdão, que os arrendamentos anunciados no site são normalmente absurdamente caros) ou para compra. Um importante ponto de partida na busca de casa.

Todas (ou quase todas) as imobiliárias colocam as casas angariadas neste site, pelo que a informação e normalmente bastante actual e completa.

Adicionalmente, e muito user friendly. Pode-se procurar pelo mapa do local/zona pretendida, por parâmetros predefinidos (área útil, numero de assoalhadas, localização, garagem, etc...) e para alem de uma descrição bastante completa dos imóveis apresentados, há normalmente varias fotos quer do interior quer da zona envolvente.

E caso se tenha interesse em algum imóvel, e possível preencher um formulário online (que demora 3 segundos) a pedir para ser contactado pela imobiliária para ter mais informação. Nem sequer temos de ser nos a ligar... perfeito!

Há outros sites que também são bons, mas este recomendo vivamente.

A bola...

Ontem fui para o Sports Cafe da Leidsplein ver a nossa seleccao jogar contra a Grecia.

Desde ja assumo que nao tenho veleidades de perceber muito sobre futebol, mas para mim foi uma tristeza... ora vejamos:

- O Simao lesionou-se ao fim de 15 minutos,

- Perdemos contra a Grecia (mais uma vez)

- O nosso carrasco foi o Karagounis (o que e um sapo chato de engolir para os Benfiquistas)

- A Maria Amelia (aka Nuno Gomes) la marcou um golo que so serve para nos mandar areia para os olhos e ainda pensarmos que sabe o que anda a fazer em campo.

- Nao se entendem em campo. Passes falhados a torto e a direito, mais tempo a jogar no meio-campo defensivo que atacante, nem um remate a baliza nos primeiros 20 mns da 2a parte, faltas estupidas pertissimo da baliza defensiva... enfim, parece-me inadmissivel a uns dois mesitos de comecarem a ter de jogar a seria!


Valeu pela boa disposicao e pelo jogaco que estava a dar no outro ecra (Austria-Holanda) com a inesperada recuperacao de um resultado 3 - 0 para 3 - 4!!

E por voltar a ver os anuncios da Moviflor! Ah, que saudades!

terça-feira, 25 de março de 2008

E sai um videozinho caseiro para a mesa 4!!

Para deixar os friorentos sem neve em Portugal cheios de inveja!

Por cá levamos com o frio, mas também temos estes espectáculos à janela....

Isto foi filmado hoje quando cheguei a casa do trabalho.

Que tal? A realizadora não é bem um Spike Lee ou um Abel Ferrara, mas é o que se arranja!

Cai Neve em Nova Iorque

Faz sol no meu Pais...

O meia-laranja passou metade da Pascoa a trautear esta musica do Jose Cid a proposito da neve que tem caido por ca!

Normalmente a cidade nao fica branca... a neve raramente e suficiente para criar uma camada consistente. Mas desta vez esta a deixar as suas marcas!






Desde 6a feira que a neve tem intercalado com granizo e com periodos (curtos) de ceu limpo... muito frio, tanto que so apetece ficar em casa com um chazinho na mao a ver a neve cair la fora.

Aqui estao algumas fotos, roubadas a J., que ilustram como Amesterdao "acordou esta manha"... e agora, enquanto escrevo, a neve continua a cair...

E como acordei em "piloto automatico", nem me lembrei do pormenor da neve... vim para o trabalho a pe com botas de sola de pele.


Resultado:

Vim a patinar metade do caminho e escorreguei duas vezes e ia caindo. Mas cheguei ao trabalho bem mais desperta do que e costume!


Nota mental, Tuxa: com neve, usar botas com sola de borracha!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Os filmes do fim-de-semana

BOPE - Tropas de Elite
Uma imagem que corresponde ao que me parece ser a realidade menos exposta do Rio de Janeiro. Nada a ver com as novelas, com o Calcadao e Copacabanna. A realidade da corrupcao e do sistema. Muito cru. A ver.

Muito bom!

Into the Wild
Muito bom, belissima fotografia, contido, sincero, grande realizacao do Sean Penn e belissimas interpretacoes. E fiquei convencida pela banda sonora (ai Eddie Vedder, ha que tempos nao te ouvia cantar com tanta emocao!!! Assim sim, vale a pena ouvir-te...) A nao perder!

Sweeney Todd
Tim Burton volta a atacar!
Nota previa: Eu gosto de musicais, nao de todos, mas gosto. Eu gosto dos filmes do Tim Burton. Eu gosto do J. Depp. Portanto, tinha todas as razoes para gostar do filme... ja estava predisposta a gostar, confesso...
Para quem nao gosta do genero, acredito que se torne dificil ultrapassar a cantoria toda para chegar ao conteudo do filme...
Eu gostei muito. A ver tambem.

Ai que eu estou "apaixonada" pela minha tv...

Ate ja Rosita, mi amor!

Na sexta-feira ocorreu o jantar de despedida da Rosita, que se vai ausentar por 3 meses...

Vai passar a Primavera a Portugal, e so por isso ja nos causa uma inveja imensa, e ainda mais porque vai acompanhar up close and personal um projecto de arquitectura de sua autoria (ha pois e, os meus amigos sao os melhores de todos)!!

La se juntou o SEF para uma jantarada, num restaurante pertissimo de minha casa e ao qual nunca tinha ido. Depois das confusoes costumeiras (...PAUSE...)

Nota explicativa: (sim, porque eu recebo emails com as marcacoes e tipicamente apago tudo para nao me encher a caixa de correio, convencida que me lembro bem de tudo e depois ando as aranhas... eu e os desgracados que contam comigo. Sim, porque nao faco a mais pequena ideia, mas comporto-me como se estivesse tudo sobre controlo...)

(...PLAY) la encontramos o restaurante, pus mais ou menos a conversa em dia com a R. e passamos um bom bocado!

E depois fui para casa porque tinhamos algo muito especial a nossa espera!

A minha TV nova

Sim, tinhamos uma coisa especial a espera, a nossa nova TV!

Um Full HD LCD com 107 cm!!! Que ma-ra-vi-lha!!!!

Isto agora e que e papar filmes em casa! Sem pipocas, coca-colas ou maltinha a conversar e a atender o telefone!!!

terça-feira, 11 de março de 2008

E verdade, o ultimo restaurante da Restaurant Week foi o mais fraquinho de todos. Nao recomendo particularmente.... para nao irem la sem querer, chama-se Teppanyaki Nippon e fica ao pe da Koninginplein.

Mas que seca

de tempo... nao para de chover ha dois dias! Ontem estava tao mau que nem coragem tive de vir a rua largar o saco para a recolha do lixo...

Hoje apanhei uma molha para o trabalho e estou mesmo a ver que vou apanhar outra de regresso a casa! Francamente a chuva "normal" daqui ja nem me aborrece, mas quando esta aliada a ventos que mudam constantemente de direccao e que sao assassinos de guarda-chuvas, ai ja a conversa muda de figura!

Bem, la terei de ficar ao quentinho a ver mais uns episodios dos "Ficheiros Secretos - Serie I"... nem tudo e mau.

domingo, 9 de março de 2008

Conversa

Hoje à tarde tive uma conversa muito interessante com uma pessoa interessada em vir prosseguir estudos em Amesterdão...

Curioso como ainda funciona a percepção geral sobre o que implica sair de Portugal. Que é um drama, um risco, que até se está bem por lá, porque arriscar a segurança adquirida pelo risco do desconhecido. E que quem o quer fazer, fica "enrolado" nas malhas do receio geral.

E a coragem e determinação começa a vacilar.

Na verdade, tudo isso é compreensível, mas a verdade é que depois da decisão tomada, malas feitas e avião apanhado, tudo se torna muito relativo.

E arrependemo-nos sempre mais do que não fizemos.

Por isso M. se estás decidida e pesaste os prós e contras, vai em frente, como me parece que o farás...

Restaurant week

6a feira à noite fui jantar com o meia-laranja e com a Fiona ao Van Pufellen, na Prinsengracht.

Entrada:
Sopa de lagosta com caldo coco e gambas - uma delícia

Prato Principal:
Salmao com tempero oriental e legumes embrulhados em massa folhada- excelente

Sobremesa:
tarte de maçã com gelado de canela e chantilli - nham, nham!

Sábado, jantar no Restaurant Heerlijk!

Entrada:
Ertwensoep (sopa de ervilhas tradicional holandesa) - estava maravilhosa

Prato principal:
Peixe-lobo com acompanhamento de legumes - muito bom, com um tempero que lhe deu um sabor fora do vulgar

Sobremesa:
Struddel de maçã com gelado de baunilha - o strudel sabia um bocadinho a requentado, mas estava bom

Hoje, daqui a pouco, vou ao Teppanyaki Nippon, um restaurante Japonês. Amanhã conto como foi...