A vida em Amesterdao



Nao o retalho da vida de um medico, mas o retalho da vida de uma portuguesa na terra dos diques, bicicletas, tulipas, moinhos, queijo... e sim, das drogas e do Red Light District tambem.


quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Clima

Saiu hoje uma noticia no Publico que me interessa que referia que muitos países europeus tiveram o Janeiro mais quente desde que há registos.

Na Holanda, os narcisos desabrocharam mais cedo (cerca de um mês) e as temperaturas de Janeiro foram as mais elevadas desde que começaram a ser feitos os primeiros registos, em 1706, informou hoje o Instituto de Meteorologia KNMI. As médias chegaram aos 7.1 graus, ou seja, mais 2.8 graus do que era normal.

Eu gostava de pensar que o S. Pedro tomou em consideração o facto de ser o meu primeiro Inverno cá, mas acho que os meus contactos não chegam tão longe!!

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Pequena lição sobre humildade...

Há dias assim, em que temos pequenas lições...

Hoje vinha de manha para o trabalho, entretida com nada, quando passo por um homem com os seus 50 anos de idade, aspecto árabe e vestido de uma forma que me pareceu não particularmente agradável, que olha para mim e diz qualquer coisa que não percebo bem, mas que não tento minimamente perceber.

Mal olho para ele, fecho-me interiormente sobre mim mesma, não olhes para ele, o que e que ele quer? Por onde e que posso ir em caso de emergência... enfim, este género de raciocínio.

5 segundos depois o homem põe-se a minha frente e diz: - Desculpe maçar, mas tem o cachecol a arrastar pelo chão e vai ficar todo sujo...

Confesso que devo ter corado ate as raízes dos cabelos e, embaraçada, agradeci. E ele diz simplesmente... – Achou que eu era um pedinte ou um mendigo, não foi?

O que e que eu podia dizer?! Que sim, tinha razão, que achava que ele era, no mínimo, isso que referira ou muito pior?

Disse-lhe que por ser estrangeira, normalmente não percebo nada do que as pessoas dizem e que por isso tendo a nem sequer ouvir e voltei a pedir desculpa.

Ele sorriu (acho que acreditou), disse não fazia mal, e afastou-se.

Ainda estou a remoer... e eu que tenho a mania que não sou preconceituosa... ora toma lá!!! E o homem, olhado de perto, tinha um ar completamente normal...

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Quarta-feira

Vou a Paris... esta confirmada a viagem!

Mas nao, nao vou ter oportunidade de fazer compras, passear nos Campos Elisios, ir ao Jardim do Luxemburgo ou espreitar a Torre Eiffel.

E nao, nao vou com o meu amor, nao vou com amigos nem vou com familia...

E tambem nao, nao vou ficar para um fim de semana prolongado.

Vou de manha e volto a tarde, para uma reuniao que deve durar menos tempo que os voos... a reuniao e importante e o assunto interessante, mas mesmo assim...

Como e que uma ida a Paris pode ser tao desprovida de interesse?! Se fosse de TGV ainda tinha o seu que de diferente, ando tao farta de avioes por estes dias.

sábado, 27 de janeiro de 2007

Os vidros...

Se eu moro num terceiro andar com janelas de guilhotina, como é que querem que lave os vidros por fora?

Tenho de encontrar os benditos que, ao fim-de-semana, salvam pessoas como eu e se montam nuns escadotes com ar perigosíssimo e frágil e deixam tudo limpinho.

A luz em Janeiro já não abunda, mas assim é impossível.

O mercado

Amanha (hoje), e dia de mercado aqui ao pe de casa...

Alturas houve em que ia ao mercado todos os sabados com os meus pais. Gostava da companhia, da proximidade, de ir comprar o jornal ao meu pai e de, no final das compras, nos sentarmos todos num cafe onde podia tomar um reforco de pequeno-almoco... Mas era isso, o estar com eles fora do ambiente de todos os dias.

Aqui, em Amesterdao, descobri um novo prazer nas idas ao mercado.

Os cheiros dos legumes frescos trazidos pelos produtores das vilas que circundam a cidade, com ar de terem sido arrancados directamente da terra para as carrinhas que os transportam. Os peixes frescos, cuidadosamente alinhados nas bancadas, a pedirem uma grelha e um fio de azeite. Faco-lhes a vontade, claro.

As refeicoes prontas a levar, desde comida Indonesia a salsicha com couve no pao, com os respectivos cheiros doces, picantes e gordurosos misturados com as suaves fragancias das flores.

As cores dos sacos que as pessoas levam, a forma suave como se tocam para passar, o amassar dos frutos, tudo me transporta para uma epoca desta cidade que eu nunca conheci, a dos armazens comerciais, entrepostos e trocas. Todas as nacionalidades e linguas misturadas numa surpreendente harmonia. E a alegria... a alegria destas pessoas e formidavel... vivem bem, sabem disso, e aproveitam as coisas boas que encontram no caminho...

E depois, o chegar a casa. O aspecto (re)pousado dos sacos simetricamente na bancada enquanto tiro o casaco e o cachecol, a espera de encontrar o seu destino.

O deitar fora a lista que ja cumpriu o seu proposito, e relaxar...

Os dias de mercado, nao sei porque, aqui inspiram-me!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Contas

Ha uns tempos recebi uma conta da empresa do gas para pagar 430 euros...

Pior, era apenas uma estimativa do que deveria pagar mensalmente de gas! Depois de ficar exangue e com arritmia, la apanhei o meu estomago que tinha rolado para debaixo do sofa e liguei para a companhia.

Expliquei que vivia sozinha, nao estava em casa todo o dia e que, portanto, era ridicula a conta mensal que eles propunham, independentemente de, no final do ano, haver uma leitura efectiva e o correspondente acerto de contas!!

Conversa para ca, conversa para la, ficou acordado pagar uma conta mensal de 115 euros, bem melhor... Ainda assim, sempre achei que era ridiculo e que nunca gastaria tanto dinheiro em gas.

No entanto, e considerando que tenho o aquecimento ligado ha 10 dias 24 horas por dia, comeco a reflectir melhor... e a chegar a conclusao que se nao quero pagar uma batelada de dinheiro no fim do ano, tenho de me convencer que no Verao vou ter de tomar banhos de agua fria!!!

Mas entretanto sabe tao bem, depois de andar pela rua, chegar a uma casa quentinha...

E se um estranho a chamar na rua...

Isso e porque deixou cair uma luva... raios!!!

Cai neve em Amesterdao!!

Ainda e pouquinha.... mais gelo que neve, mas quando hoje sai de casa vi, pela primeira vez em 3 meses, os carros, barcos e pontes com uma camadinha branca de neve...

Os caminhos estao um tanto ou quanto perigosos, no entanto... escorregadio...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Estalactites

de gelo dentro do nariz e garganta... nunca tiveram? Eu também não... até hoje!!! Pelo menos jurava que sim...
Finalmente... ao fim de 4 longas e sofridas horas... o homem do realejo arrumou as trouxas e foi incomodar para outro lado.

O homem do Realejo

Muito tipico, muito Dutch, muito kitsch e tal... estou completamente doida e senil de ouvir o raio do homem do realejo tocar por baixo da minha janela!!!!!

Quem me manda trabalhar na arteria mais turistica de Amesterdao?!?! E aqui que o homem se governa, eu sei, mas estou mesmo a ficar doida!

Entre musicas tipicas Holandesas e "covers" de sucessos internacionais dos 80'... venha o diabo e escolha...

Um dia destes ligo uma coluna para o exterior e bomabardeio o homem com umas perolas da musica portuguesa... para ver se ele gosta!

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

limpezas

Casa localizada no centro da cidade, quarto com aquecimento e todas as comodidades,
Livre utilizacao das facilidades da casa (cozinha e wc),
Cama com roupa lavada e toalha de duche incluida,
Refeicoes a um preco moderado (os do praticado pelo Albert Heijn - o Pingo Doce ca do sitio)
Guia turistico disponivel para mostrar todas as atraccoes locais

Alguem com sindrome de limpezas compulsivas me quer vir visitar? E que nao me apetece nada limpar a casa sozinha...

Hoje de manha

Desde que acordei e ate sair de casa tinha a impressao de que me devia lembrar de algo, alguma coisa estava a faltar na minha rotina diaria, mas pensei no assunto (na medida do que o cedo da hora me permitiu) e como nao me ocorreu nada, pensei que estava com sono e que por isso o Tico e o Teco ainda nao estavam completamente operacionais.

Ao sair de casa senti o vento polar a soprar... estavam -3 graus, pelo que todas as minhas preocupacoes momentaneamente gelaram-se-me no cerebro...

A meio do caminho lembrei-me que afinal tinha deixado o cartao electronico que me da acesso ao local de trabalho em casa e pensei que ainda podia voltar para tras, mas na verdade nao havia problema e que podia entrar com cartao de visitante... alguns metros depois, lembrei-me que me tinha esquecido das chaves que abrem as gavetas da minha secretaria e do meu armario!! Felizmente existem chaves suplentes, por isso nao voltei para tras, pensando... afinal tinha a certeza que me tinha esquecido de alguma coisa! Contente e alegre por me ter lembrado de tudo (o que me tinha esquecido), vim trabalhar...

Assim que cheguei, o meu chefe vira-se para mim e diz: Entao, hoje as 10:30h vamos tirar as fotos para o Relatorio Anual?? Foi entao que me atingiu... tinha de me ter vestido apropriadamente para a $%#$ da foto, e nao com a primeira coisa que me veio a cabeca as 7 da manha... e penteado como deve de ser, posto qualquer coisa na cara que disfarcasse a ausencia de sol... enfim, ganhar um ar mais apresentavel e condigno com a importancia da ocasiao...

Mas nao, e era tarde demais para qualquer tentativa de voltar a casa... de modo que nada feito, a foto foi mesmo tirada assim, a queima-roupa, sem apelo nem agravo. Menos mau, fico com mais uma razao para odiar fotos... e sempre tenho desculpa para fugir as malditas em todas as ocasioes!!!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Viagens na minha terra


Este fim de semana fui com o meu meia-laranja (esta expressão não é minha e está a ser usada sem autorização, violando grosseiramente os direitos do seu autor, mas enfim...) a Lelystad, a capital da 12ª provincia dos Países Baixos (e a mais recente, fundada apenas em 1 de Janeiro de 1986!!!) e roubada ao que antes era o Zuiderzee (mar do sul). Realmente Deus pode ter criado o mundo, mas Flevoland foi mesmo criada pelos Holandeses!!


Toda a área de Flevoland é um polder, que mais não é do que uma porção de terreno baixo que constitui uma entidade hidrológica artificial, incluída entre diques. Para escoamento das águas pluviais todos os polderes devem ser drenados por meio de canais com comportas e/ou de bombas, a fim de impedir a subida excessiva da água no interior da área protegida pelos diques. Ou seja, a água do mar tenta continuamente recuperar a terra que perdeu, enquanto que máquinas continuamente bombeiam as águas para fora... verdadeiramente uma luta desigual...


Resta dizer que esta província tem aproximadamente 370.000 habitantes. Lá saberão os Holandeses que, embora desigual, a luta favorece o homem!


No entanto, por muita admiração que o engenho me provoque, confesso que não gostei particularmente de Lelystad, é demasiado nova, sem história... sem edificios marcantes ou monumentos, Igrejas e edificios carregados de significado... é uma cidade limpa, organizada, com aspecto ainda em construção, com casas novas sem serem mesmo novas, com aquele ar de dormitório que eu tanto abomino... e no entanto, sem prédios, com casas e vivendas geminadas, com arruamentos e estacionamento, caminhos para as bicicletas e comércio! Sem razão, na verdade, para não se gostar... tem paisagens selvagens (tão selvagens quanto 25 anos o permitem), verde e fica a 40 mns de comboio do centro de Amesterdão.


Contudo, para mim, sair de Amesterdão e ir para Lelystad foi como sair de um poço de cultura e entrar numa cidade que me deixou totalmente indiferente.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

E assim me arrisco a ser acusada de falta de imaginacao...




















Estou sempre a falar do tempo que faz por aqui!!!

Mas a serio.... a tempestade de hoje esta anunciada como estando a ser a pior dos ultimos 20 anos... ate partes do telhado da Centraal Station voaram... com rajadas a atingirem os 130 kms/hora, nao admira.

Ainda ha poucas imagens dos estragos, mas as que ja circulam sao elucidativas...

Neste momento os comboios nao circulam e so duas pistas estao abertas em Schipol!

E o meu amor que chega hoje... que raio de timming!!!! Esperam-me umas belas horas de ansiedade....




Parabens...


Em bom rigor, falta uma vela...

Faz hoje dois anos que comecei a trabalhar na empresa em que estou hoje e que me trouxe ate esta cidade...

Por ter escolhido o caminho mais dificil de sair de um sitio onde era apreciada e tinha emprego seguro,

Por ter mudado de area de trabalho e ter recomecado "quase" do zero,

Por me ter lancado a mim propria o desafio de tentar, uma vez mais, um caminho diferente e ter tomado a road less travelled,
E principalmente, por nao ter arrependimentos!
Parabens por estes dois anos que passaram!!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007


Ontem tive um jantar que me soube como ha muito nao me sabia um jantar sozinha...
Fui a uma loja de queijos ao pe de minha casa, comprei 6/7 pedacitos de queijos diferentes (Holandes, Frances, Suico, Espanhol e Italiano) e jantei queijo acompanhado de um copo de vinho tinto...
Faltou o queijo Portugues (as saudades que ja tenho de um queijinho de azeitao, da Serra ou do Nisa...)

Para o jantar ser perfeito, faltaram apenas duas coisas... umas azeitonas britadas e bem temperadas e companhia!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Indice de Chuva! O tempo, claro, tema recorrente...

Em conversa com dois colegas (um Holandes e uma Inglesa), comecamos a discutir os niveis de chuva dos respectivos paises ... eu a dizer que chove imenso em Londres e em Amesterdao (na verdade, esta sempre a chover), o colega Holandes a reclamar que em Londres chove mais do que em Amesterdao e a rapariga Inglesa a dizer que nem pensar, que chove mais ca do que la para as bandas dela...

Decididos a tirar teimas, fizemos uma pesquisa na "Nova Enciclopedia Mundial" (vulgo Google) e os resultados sao supreendentes... pelo menos para mim!

Chove ligeiramente mais em Amesterdao do que em Londres (uma diferenca de cerca de 100 a 150 ml por m2 por ano), mas chove quase tanto em Lisboa como em Londres!!! A diferenca e apenas de cerca de 50 ml por m2 por ano! Isto, claro, em termos de media...

Penso que a unica explicacao e a de que quando chove em Lisboa, chove a seria e ai de quem se atreva a andar na rua sem chapeu... em dois minutos fica-se a parecer um pinto, enquanto que por ca pode chover duas semanas non-stop, mas e uma chuva miudinha...

Ou seja, estamos a frente dos Paises mais desenvolvidos da Europa em mais indices do que os do analfabetismo, atraso cultural, desenvolvimento regional e outros do genero!! Temos da chuva mais potente da Europa! Ah, ah!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

The Illusionist

E porque o prometido é devido...

Podia dizer que o Edward Norton é óptimo actor, o que é absolutamente verdade, que a fotografia do filme é boa, com uma pelicula ligeiramente amarelada, o que ajuda a contextualizar um «filme de época», que a produção é cuidada ou outras coisas do género, todas com um ar de crítico de cinema daqueles que ADOOORAAMMM o Manel de Oliveira (como é que é possível, não encontro explicação possível...) e muito verdadeiras e muito abonatórias para um filme «independente»... mas a verdade verdadinha... não gostei!

Achei fraco, com um fim previsivel dentro do impossível... enfim...

Não vou dizer que o filme é Mau ou que está ao nível do «Starship troopers» ou do «Bedazzled» (dois dos dois piores filmes que já vi), mas ficou muuuioto aquém das expectativas, infelizmente!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Hoje esta um dia de sol...

Daqueles tipicos do Inverno de Portugal... vento frio, cortante, mas com ceu azul! Em que na sombra se gela, mas ao sol, embrulhado no casaco ou sobretudo, a alma vai aquecendo...

Quando sair do trabalho ja o sol tera desaparecido, mas a mera promessa de uma esplanada a esta hora me faz sorrir!

O fim de semana foi bom, fui sair na 6a feira a noite (nao ha fome que nao de em fartura!) Sai mais vezes a noite no ultimo mes do que em todo 2006!! Este ano esta a prometer no que a vida noturna diz respeito (se bem que o conceito "vida noturna" nao seja bem o mesmo... aqui comeca as 23h e termina por volta das 3h da manha - depois dessa hora a musica fica impossivel! Dado que as 3h da manha ainda e que se comeca a bombar em Lisboa, esta a explicacao dada... estou velha e ja nao tenho pedalada!!)

Sabado fui a uma cidade perto de Hilversum a casa de uma colega de trabalho que me convidou a conhecer a zona! A 21 mns de comboio fica uma cidadezinha pequena, super suburbios de gente chique e com algum poder de compra, mas muito agradavel! Fui conhecer a cidade de bicicleta emprestada e depois jantar num restaurante construido por baixo da terra, numa especie de gruta! Muito a frente... cozinha de fusao, muitos pratos com pouca quantidade e duracao nunca inferior a 2h30mns... felizmente ja nos conhecemos o suficiente para a conversa nao esmorecer e o jantar foi excelente!

Comecou hoje mais uma semana de trabalho (esta semana so tem 4 dias... oh felicidade!!) e nao tarda estou a ir ao cinema! Vou ver o Illusionist com outra colega (o networking e a rede social vai-se alargando... ja tenho a vontade 4 pessoas diferentes para chatear...), a critica cinematografica segue amanha!

Isto de estar por ca sozinha e sem o mais-que-tudo tem (MUITO) poucas vantagens, mas ando a tentar usufruir delas ao maximo (cinema a toda a hora e todo o instante, sem horarios para nada - como quando quero, limpo quando quero, saio quando quero - e tenho companhia...), para matar saudades! Ha que retirar o maximo de todas as experiencias e oportunidades...

Portanto, hoje The Illusionist, amanha The Departed (esta quase a sair do roteiro...)! 4a tenho aula de Holandes e 5a tambem, por isso nao ha farra para ninguem! E assim a semana passa num instante e mais depressa chego a 5a a noite, com o ponto alto da semana!

A seguir a tempestade, vem a bonanca

O tempo tem andado tao mau que a inevitavel depressao pos-natal tinha de atacar... passei a semana toda aborrecida, sozinha e deprimida, excepcao feita a 4a feira, cuja noite foi passada na bela companhia da Fiona, moca Inglesa e bem simpatica, expatriada como eu... claro que depois, a 5a feira, foi um inferno!

Ontem a noite estava com um verdadeiro humor de cao.

E hoje e outro dia! Definitivamente... com planos para hoje e para amanha, a perspectiva de um fim-de-semana que se adivinhava cinzento tornou-se mais agradavel. Quando o corpo e a mente estao ocupados, temos menos tempo para a auto-comiseracao!! E eu que a destesto profundamente...

Hoje e um bom dia! Mesmo com este tempo.

Tempestade em Amesterdao... que refrescante variacao

De Telegraaf (jornal ca do sitio)

AMSTERDAM - De brandweer in Amsterdam waarschuwt mensen in de stad in verband met de storm niet naar buiten te gaan als dat niet per se noodzakelijk is. "Er vallen momenteel zoveel dakpannen en takken naar beneden”, aldus een woordvoerder donderdag.

De Dappermarkt is donderdag niet open gegaan vanwege het weeralarm dat woensdag werd afgegeven en waarbij een zware storm over Nederland zou trekken. Er was geen enkele kraam opgebouwd. De Dapperstraat was donderdag een gewone Amsterdamse straat
.

E continua...

Isto significa apenas que os bombeiros estao a aconselhar as pessoas a ficar em casa porque a tempestade que esta a ocorrer (com ventos na ordem dos 120 kms/hora) ainda vai durar umas horas e ja se registaram alguns incidentes como telhas a voar e a estatelarem-se na rua!

Ou seja... fique em casa; se tiver de sair... ande pelo meio da rua e nao por baixo dos predios!

Isto e uma refrescante variacao a chuva... agora temos chuva E muito vento!!!

Oh, felicidade....

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Em bom português... Já mandei um trambolhão

E pronto, eu logo vi que as escadas da minha casa não ficavam por inaugurar muito tempo! Ontem estreei-me... quem conhece as casas e as escadas holandesas não se admirará muito, principalmente conhecendo-me... vinha toda contente com roupa na mão, nao me agarrei ao corrimão (o que, no meu caso, é sempre aconselhável) e pronto, fiz 4/5 degraus na posição sentada... parei quando os meus joelhos encontraram parede!!

Tirei fotos às minha marcas de guerra (nódoas negras e esfoladelas) e tudo para mostrar, mas infelizmente descobri que trouxe os cabos errados da máquina fotográfica e por isso não consigo descarregar e publicar as fotos aqui...

Mas dado que me levantei, consigo escrever, me lembro da password para colocar posts no blog e ainda sei o meu nome, acho que está tudo em ordem...

Hoje continua um dia lindo... chuva e céu cinzento... pelo menos não está frio, menos mal!

domingo, 7 de janeiro de 2007

Um domingo chuvoso

Hoje é domingo e está um tempo tipicamente Holandes... chuva, vento e frio... muito agradavel!
Ainda nao sai de casa hoje e quer-me bem parecer que ja nao vou sair... são cinco e meia da tarde e ja está noite cerrada!

Tem sido um dia passado entre o computador, as lides domésticas e a TV... está a ser um daqueles domingos de ronha... na televisão (RTL 7) está a passar um programa sobre o Lisboa-Dakkar, com o Mosteiro dos Jenónimos como pano de fundo...

Ontem fui sair, ja conheco mais uns recantos nocturnos desta cidade e voltei a confirmar uma das tácticas Holandesas para o combate ao desemprego, o do pagamento para utilização dos WC's... em quase todos os bares e em todas as discotecas há uma pessoa à entrada do wc a quem se tem de pagar 50 cêntimos para se poder usar a casa de banho. Esse dinheiro é o único salário dessas pessoas. Por um lado, chateia um bocado pagar mais quando já se pagou para entrar ou se está a consumir, mas por outro, os wc são tão limpos (e muitas vezes, com desodorizantes e perfumes que se pode usar), que até acaba por valer a pena! A verdade é que acaba por ser uma forma de criação de emprego, o que não é algo a desprezar!!!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Fotos de Amesterdao by day

A Damrak no Verao....
E no Inverno.... a diferenca e brutal!
O cinema Tuschinsky, girissimo por fora e incrivel por dentro
O exterior do centro comercial do centro da cidade
E o interior. As lojas nao sao grande coisa, mas o edificio compensa
Vista de casas sobre um canal
Uma paisagem tipica
As infindaveis obras em frente a Centraal Station (Aqui tambem as ha)
O Niewmarkt
A Dam
A Anne Frank huis
A Rembrandthuis
E o Rijksmuseum
E mais uma vista de um canal!
Ja da para ficarem com uma ideia!

E algumas by night

O Nemo
Uma das 1612 pontes oficialmente registadas em Amestedao...
Uma vista de canal
O afamado Red Light District

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Ano Novo

Nao, afinal nao nevou no Natal...

Estou de volta a cidade dos canais, apos uma muito bem passada semana em Portugal. Nao consegui ver todas as pessoas de quem gosto e de quem sinto falta, acho que vou passar estes quase 3 anos que ainda faltam a queixar-me do mesmo....

Venho cheia de energia e vontade de gozar a cidade! Ontem fui brindada a chegada com uma valente chuvada... foi um abrupto e cruel reality check apos uns dias de sol em Lisboa, mas fez-me acordar definitivamente. Estou de volta! Devo dizer, em abono da verdade, que tive mais frio numa semana em Portugal do que nos dois meses que ja levo de Amesterdao... o sol e bom, mas quando esta frio, morre-se gelado dentro de casa (a nao ser que se esteja disposto a ter aquecedores ligados 24h por dia...). Agora que estou numa casa que aquece depressa(excelentemente isolada para os nossos padroes mas mal isolada para os padroes de ca) e que realmente noto a diferenca.

Comecei o ano profissional com uma reuniao sobre a planificacao do trabalho para os proximos dois meses... isto e que e eficiencia, nem deixam os copos da passagem de ano assentar! Vai ser um periodo atarefado, mas interessante por aqui...